quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

WHEY PROTEIN COM LEITE OU AGUA

cleydsonsobral
Excelente texto do nutricionista @nutriricardoprado - O tema Leite e Whey tem dado o que falar nas redes sociais, mas hoje resolvi esclarecer tudo que VOCÊ quer saber sobre! Vamos aos fatos:

Artigo de Josse e Phillips (2012), avaliou-se o potencial efeito de produtos lácteos na composição corporal de mulheres atletas. Neste trabalho sugere-se que ingerir tanto produtos lácteos quanto whey protein, geraria o mesmo impacto sobre a síntese proteica, mas por quê? O leite é rico em aminoácidos como BCAA, que constituem em torno de 25% das proteínas lácteas. Limitação? Ingerir grande quantidade de leite para atingir a dose ideal de proteína. Solução? Beber pouco leite adicionado de whey!

Estudo bem conhecido de Areta et al (2013) que avaliou o que seria uma dose ideal de proteína (20g). Em nenhum momento esse estudo fala em número ideal de refeições e sim na quantidade proteica e distribuição das refeições de acordo com tempo de intervalo ideal (cerca de 3 em 3h). Em suma, fazendo junção dos 2 trabalhos podemos concluir que:

1. Ingerir proteínas em horários regulares faz com que tenhamos melhora de composição corporal.

2. Leite ou whey ou whey com leite, faz com que tenhamos melhoras de composição corporal.

3. Nenhum alimento é superior o outro, o que importa é o que se encaixa melhor em sua prescrição nutricional de acordo com a orientação do profissional nutricionista que te acompanha.

4. Devries & Phillips (2016) disserem que whey é a melhor fonte de proteína, daí você vai tomar whey o dia inteiro e vai parar de comer as outras fontes de proteína? Aí é com você Roberto Carlos e as Baleias, não comigo!

Alimentação é com profissional habilitado, não com médico, fisioterapeuta ou profissional de educação física!

Nenhum comentário:

Postar um comentário