quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

DICAS FURADAS PARA EMAGRECER

Paulo Gentil
Normalmente duas coisas são consideradas vitais para quem deseja perder gordura: comer menos e gastar mais calorias. Enfim, tudo é uma questão de matemática, né...?
O problema é que essa matemática não funciona muito bem em nosso organismo. Veja só um estudo recente publicado por Higgins et al. (2016). Nesse estudo, 60 mulheres com sobrepeso ou obesidade foram divididas em dois grupos, que realizaram diferentes tipos de treino, mas com o mesmo gasto calórico. Um grupo fazia tiros máximos de 30 segundos, com intervalos de 4 minutos. O outro grupo exercitava continuamente entre 60-70% da frequência cardíaca de reserva. Os pesquisadores foram bem detalhistas, controlaram o total de calorias gastas no dia e também a alimentação das participantes. Com isso, confirmaram que os dois grupos tinham gastos calóricos diários equivalentes. Mas teve um probleminha, o grupo que fazia o aeróbio contínuo, diminuiu em cerca de 12% a quantidade de calorias ingeridas, enquanto o grupo que fazia o HIIT não mudou a ingestão.
Então, diga para mim, quem deveria emagrecer? Quem aumentou o gasto calórico e ainda comeu menos ou quem não mexeu na alimentação? A resposta foi que o grupo que fez HIIT emagreceu, mesmo sem mexer na alimentação e que fez contínuo não perde nada de peso nem de gordura, mesmo comendo menos!? Tudo bem que não foi um absurdo, mas perder 3,6% de gordura e reduzir 6,6% a gordura da parte superior do corpo em um mês e meio, sem fazer dieta não é nada mal! As possíveis causas desse fenômeno, bem como as melhores maneiras de explora-lo estão explicadas em meu livro “Emagrecimento: quebrando mitos e mudando paradigmas”, bem como nos meus cursos. O resumo é que o treinamento intervalado parecer favorecer processos de queima de gordura por várias horas ou até dias após o término da atividade. Mas a questão é que ele deve ser feito adequadamente. E se o resultado foi bom sem dieta, imagina o quão maravilhoso seria se combinado com uma alimentação adequada? Seu professor não gosta ou não sabe usar HIIT? Ohhh dó! (recomendo que deem uma lida no post da @fit4healthconsultoria sobre essa teimosia)
(Paulo Gentil)
Gentil P. Emagrecimento: quebrando mitos e mudando paradigmas. Charleston, Create Space, 2014 (disponível pelo livropaulogentil@gmail.com ou www.amazon.com.br).
Higgins S, Fedewa MV, Hathaway ED, Schmidt MD, Evans EM. Sprint interval and moderate-intensity cycling training differentially affect adiposity and aerobic capacity in overweight young-adult women. Appl Physiol Nutr Metab. 2016 Nov;41(11):1177-1183. Epub 2016 Aug 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário