quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

CINTA MODELADORA?

A imagem pode conter: 1 pessoa , texto
Paulo Gentil
Fui marcado diversas vezes nesse post e também o recebi por Direct. Creio que não haja nada a acrescentar sobre dizer que “a cintura vai afinar e o shape vai tr...incar” com cintas, tanto que as marcações e comentários na propaganda foram, em geral, bem negativas. Achei bacana ver que as pessoas estão acordando ao perceber que admirar um físico não pode te levar a acreditar nas práticas e ideias propostas pelas pessoas que ostentam esse físico. Lembram-se: “glúteo não é cérebro”, “bíceps não é cérebro”? E nenhum dos dois é, necessariamente, credibilidade técnica! Para os desavisados, trago aqui apenas alguns destaques de publicações que já fiz sobre o tema:
- Para ser perdida, a gordura precisa ser removida dos locais de armazenamento (lipólise) e depois queimada em tecidos ativos (oxidação). Quando se faz uma compressão, há restrição de fluxo sanguíneo e menos sangue circula pela região, com isso, menos gordura é quebrada, já que menos agentes lipolíticos chega ao local.
- A elevação da temperatura aumenta a perda de líquidos. Como o músculo é composto de 75% de água e a gordura é hidrofóbica (não consegue misturar água e azeite, lembra?), a desidratação vai atrapalhar mais seu músculo e pouco sua gordura.
- A aceleração do metabolismo é associada à elevação da temperatura interna. Desse modo, o aquecimento levaria a uma redução na queima de gordura, já que não precisaria aquecer e sim resfriar.
- Os músculos do core deixam de ser usados devido à compressão externa, tornando-se mais fracos e menos ativos. O resultado são alterações negativas na postura e maior sobrecarga na coluna, com aumento da incidência de dores lombares.

Eu não recrimino e nem julgo quem faz comerciais. Existem pessoas que ganham a vida criando esse tipo de produtos e outras que ganham fazendo propaganda deles. Já minha opção pessoal e profissional é produzir e transmitir conhecimento baseados em evidências científicas, portanto, é inevitável que tais atividades acabem colidindo. E, antes que confundam as coisas, não estou julgando pessoas e tampouco desmerecendo suas conquistas, é apenas um alerta para a proposta associada com tal produto! Então esmagar não vai crescer e tampouco definir, entendido?
(Paulo Gentil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário