quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

CONTAR CALORIAS PODE SER UMA FURADA

antonioarruda
Ontem falei que as pessoas estão tentando emagrecer de maneira equivocada e hoje vou explicar ainda melhor!
É super comum fazer treinos para aumentar o gasto calórico ou comer alimentos de poucas calorias acreditando que isso será suficiente para ter sucesso no emagrecimento!
Para alguns é questão matemática ou outros que apelam para a química e falam que seria uma relação muito simples de entropia!
Mas isso pode ser um equívoco de acordo com um trabalho publicado por Feinman e Fine (2004) que discutem essa teoria de acreditar que as calorias são iguais!
Não entendeu?
Tem gente que troca os alimentos baseado apenas no valor energético (quantidade de calorias) sem se preocupar com os macro e micronutrientes! Isso pode ser um grande erro de acordo com os autores pois neste trabalho é justamente colocado que mesmo carboidratos e proteínas possuindo o mesmo valor calórico (aprox. 4kcal por grama) existe uma enorme diferença entre eles do ponto de vista metabólico!
Não entendeu?
Quando comemos geramos um gasto energético para digerir, absorver e estocar os nutrientes!
São gastos aprox 2–3 % para os lipídeos, 6–8 % para os carboidratos e 25–30% para as proteínas!
Ainda tem gente que acha que caloria é caloria, né? Pois, pensar que "caloria é caloria" viola a 2a lei da termodinâmica de acordo com algumas evidências científicas!
#arrudaknows
Ref. "A calorie is a calorie" violates the second law of thermodynamics. Richard D Feinman; Eugene J Fine 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário