sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

EXCESSO DE AÇUCAR vs MASSA MUSCULAR

rodolfo_raiol
Um dos problemas na alimentação da sociedade atual é, indiscutivelmente, a alta ingestão de açúcar. Essa ingestão acentuada, feita de maneira crônica, tende ocasionar inflamação, aumento do estresse oxidativo, e resistência à insulina. Esses fatores podem acarretar na redução da síntese de proteínas (especialmente pós alimentação) e isso pode impactar negativamente na massa muscular.
.
Um estudo (em modelo animal) exemplifica bem o mal que o excesso de açúcar pode causar. Foram utilizados 16 ratos divididos em dois grupos de acordo com a dieta:
.
Grupo 1- fez dieta a base de açucar (13%) e amido (49%).
2- dieta a base de açucar (62%).
.
Notem que a quantidade de carboidratos na dieta foi igual, somente o tipo que foi diferente. .
O estudo durou 16 meses e constatou que os ratos que fizeram a dieta a base de açucar perderam 11% a mais de massa muscular que os ratos do outro grupo. Além disso, os ratos alimentados com muito açúcar tiveram diminuição da sensibilidade a insulina (que pode ser perigoso para indivíduos diabéticos ou em grupos de risco) e diminuição da síntese de proteínas explicando, provavelmente, a considerável perda de massa muscular.
.
Embora o trabalho tenha sido realizado em ratos, serve de alertas para os perigosos do excesso de açúcar na nossa alimentação, sobretudo proveniente de alimentos industrializados.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário