quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

LOW CARB

FELIPE NASSAU
Abordei sobre o mito de que restrição de carboidratos seja uma estratégia melhor para emagrecimento. O aumento da oxidação de gorduras nela se dá basicamente porque você passa a consumir mais gordura, de modo que isso não é revertido num emagrecimento maior do que com estratégias com consumo normal de carboidratos.
.
A chave continua parecendo ser equilíbrio e ADESÃO. Morgan et a al., 2007 mediram resultados e evolução de adesão de 4 dietas em 6 meses
1. Low-carb-high-fat. Perda de 8,9 kg, mas, com aumento no consumo de carboidratos e álcool durante o processo. --- Compulsão por restrição excessiva?
2. Low-fat. Perda de 8kg, porém com aumento no consumo de gordura e calorias nos 6 meses. --- Difícil gerência e acomodação?
3. Shake. Perda de 6,7kg, porém com aumento drástico de gorduras e proteínas nos 6 meses. --- Claro, os coitados estavam morrendo de fome!
4. Dieta equilibrada + exercícios leves + encontros motivacionais. Perda de 8,8kg com redução do consumo de carboidratos e álcool durante o processo.
LIÇÕES: Todos os grupos emagreceram em 6 meses e tiveram melhoras metabólicas semelhantes (menos o shake que foi pior em tudo, hahahaha! Se ferrou!!!). Restrições de carboidratos, gorduras e alimentos tendem a ser pouco sustentáveis em longo prazo, o que pode piorar a adesão à dieta. Sabemos que exercícios leves tem pouca influência sobre a perda de gordura, porém, ser ativo pode ser um gatilho para fortalecer outros hábitos saudáveis. Atentar-se ao que deve ser feito e lembrar-se disso com constância costuma dar maiores resultados do que lembrar do que não deve ser feito. Mantenha o foco na sua tarefa.
.
Interrompa vontade de comer tranqueira antes de começar e escolha alimentos de qualidade que você goste para compor a sua dieta. Cortar carboidratos não funciona mais do que nenhuma outra estratégia, caso você consiga fazer, mas a pergunta de 1 milhão é: você já conseguiu fazer esse diabo por quanto tempo seguido? .
Então deixe o mimimi na sua casa e compreenda que você precisa investir em educação alimentar sólida pra atingir qualquer objetivo nutricional. Se precisar, eu te ajudo.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário