quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

O QUE AUMENTA E O QUE TE PROTEGE DE LESõES NA CORRIDA?

fabricioboscolo
Lesões na prática de exercícios físicos e esportes constituem um tema bastante delicado! Na minha opinião pessoal, não tem como treinar e não se machucar, é um preço inerente à prática. Mas é só uma opinião pessoal... e o nível de evidência de opinião pessoal é baixo!

Está circulando um vídeo na internet de um tal “treinamento conciente” – assim mesmo – que crucifica exercícios com intensidades “altas”. Mas a gente só sabe sobre o assunto se comprar o livro do Cobrinha.

Falando em lesões, um dos grupos fisicamente ativos mais estudados é o exército dos EUA, e um artigo que acaba de ser publicado, envolvendo mais de 4200 militares, quis saber os fatores de risco para lesões associadas à prática da CORRIDA. Além de características demográficas, hábitos de vida e de treinamento, também foram incluídos os resultados de testes físicos diversos em uma regressão logística multivariada.

Entre os militares incorporados no estudo, a incidência (acho que é prevalência, mas...) de lesões foi de 14%! Neste grupo de pessoas, o que foi fator de risco para lesões?

1) Idade: comparado ao grupo com 22 anos, ter 31 anos ou + aumenta a chance em 60%

2) IMC maior que 25 aumenta a chance de se machucar em 35-45%

3) comparado a correr menos de 5 milhas por semana no treinamento físico obrigatório, correr 16 milhas ou mais por semana aumenta a chance de lesão em mais de 60%. 4) baixa resistência abdominal – menos que 60 abdominais em 2min

E o que protege de lesões?

1) cumprir 2 milhas em menos de 15 min – ou seja – elevada aptidão aeróbia também protege contra lesões com efeito e 35 a 50%

2) treinamento de força: em relação a não fazer, ou fazer menos do que 1x/semana, fazer TRÊS vezes ou mais reduz a chance de lesões em mais de 40%

No fim das contas, se vc não quer se machucar correndo, não tenha IMC alto, corra menos de 16 milhas por semana, fortaleça a região do core, aumente sua aptidão aeróbia e faça musculação 3 vezes por semana ou mais.

Apenas se lembre – estes achados decorrem de estudo com militares, que tinham treinamento físico diário obrigatório (JSCR, 31(1): 207–216, 2017).

Nenhum comentário:

Postar um comentário