quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

VACINA CONTRA ESTRESSE E PERDA DE MEMÓRIA


Paulo Gentil
Hoje será um pouco mais pesado que o normal, mas como eu confio na inteligência dos meus leitores (até porque do contrário não estariam lendo isso e sim seguind...o blogueiras) peço que respirem e acompanhem, pois a mensagem é muito importante, ok? Sabe aquele período estressante da sua vida, em que não dá vontade de fazer nada? Pois é, estudos indicam que isso pode gerar danos em seus neurônios. Mas tem uma boa notícia: há uma maneira de proteger seu cérebro dessa fase baixo astral!
Estudos em ratos usam cheiro de predadores para induzir estresse e verificam alterações modificações neuronais de acordo com a reação ao estresse (especificamente nos dendritos da amigdala e hipocampo, centros associados ao controle emocional e memória, dentre outras coisas). Fica comprovado, assim que o estresse pode ferrar com seu sistema nervoso. Por outro lado, existem estudos mostrando que o exercício pode amentar a expressão de fatores neurotróficos (BDNF, NPY...), mas seus efeitos na plasticidade dos neurônios ainda não tinah sido estudo. Então, para verificar se o exercício poderia ser um antídoto para o estresse Hoffman et al. (2016), expuseram ratos ao odor de predadores por 6 semanas, combinando ou não com exercícios.
Os dados mostram que o dendritos (partes do neurônio que recebem informações de outros neurônios) era menor em 13% nos ratos expostos ao estresse. No entanto a prática de exercícios corrigia isso e os valores ficavam iguais aos que não eram submetidos ao estresse! Outras medidas como comprimento e densidade dos dendritos também diminuiíram com a exposição ao estresse, mas também eram prevenidas com o exercício! Então é isso, se você está estressado, memoria ruim, humor pior ainda.... o exercício pode te ajudar a ter resiliência nesse momento! O interessante desse estudo é que a atividade foi simples, a corrida. Eu nunca trabalhei com ratos, mas muitos colegas falam que correr em esteiras é espontâneo para eles. Minha sugestão é que você não pare de se exercitar, se você for da corrida, corra; se for do pedal, pedale; se for das lutas, lute; de for da musculação, pegue peso. Viu como valeu a pena ler? Compartilhe com os amigos e até com os inimigos!
(Paulo Gentil)
Hoffman JR1, Cohen H, Ostfeld I, Kaplan Z, Zohar J, Cohen H. Exercise Maintains Dendritic Complexity in an Animal Model of Posttraumatic Stress Disorder. Med Sci Sports Exerc. 2016 Dec;48(12):2487-2494.

Nenhum comentário:

Postar um comentário