quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

ENFIM O SUPLEMENTO QUE FUNCIONA

Paulo Gentil
Nos Simpósio desse ano tivemos a presença de grandes pesquisadores internacionais, mas também tivemos grandes nomes de casa dando aulas incríveis e mostrando qu...e temos muito do que nos orgulhar. Por exemplo, uma aula que deixou todos atordoados (inclusive a mim) foi a do Bruno Gualano! Bruno têm se dedicado, entre outras cosias, a estudar os suplementos alimentares e, fazendo isso ele concluiu que são poucos os que têm alguma utilidade e dentre eles está o... PLACEBO!? Isso mesmo!!
Para esclarecer o grupo de Gualano testou 42 ciclistas em 3 situações: controle, placebo e cafeína. No geral, a ingestão de cafeína melhorou o desempenho em 3% em relação ao placebo e 4,1% em relação ao controle. Agora vamos à parte doida... Antes e após os testes os autores perguntaram o que eles achavam estar tomando: “placebo”, “cafeína” ou “não sei”. Quando o pessoal tomava placebo e achava que estava tomando placebo, havia uma tendência da sua performance piorar. Por outro lado, se ela tomasse placebo achando que estava tomando cafeína, as melhoras eram da ordem de 3,7%, ou seja, na magnitude da cafeína! Mais ainda, quando a pessoa tomava cafeína e alegava não saber o que estava tomando os resultados dela não mudavam nada!! Entendeu a viagem? Não? Lê tudo de novo!
Agora, veja que interessante. Sempre que falamos de suplementos aparecem defesas apaixonadas negando todas as evidências científicas e atestando de pés juntos que aquele suplemento comprovadamente ineficiente “funciona pra mim”. Alguns vão achar que estamos diante de um alienígena que tem um organismo tão diferente que não responde às leis inerentes aos outros terráqueos. Outros acharão que é um burrão teimoso que gosta de torrar dinheiro e renegar a Ciência e/ou um bombado que quer explicar seus milagres. Mas a verdade é que essa pessoa pode ser apenas vítima de um dos efeitos mais reconhecidos e, ao mesmo tempo, negligenciados da Ciência: o efeito placebo! Realmente cada um é cada um, algum tem fé demais, outros têm fé de menos!
Diz aí, se não é para ficar doido? Esse é um bom texto para discutir com os amigos tomando uma cerveja. Que, para mim, tem um baita dum efeito anabólico, enriquecedor, embelezador...
(Paulo Gentil)
Saunders B, de Oliveira LF, da Silva RP, de Salles Painelli V, Goncalves LS, Yamaguchi G, Mutti T, Maciel E, Roschel H, Artioli GG, Gualano G. Placebo in sports nutrition: a proof-of-principle study involving caffeine supplementation. Scand J Med Sci Sports 2016. doi: 10.1111/sms.12793

Nenhum comentário:

Postar um comentário