sábado, 10 de outubro de 2015

AÇUCAR DE COCO

De tempos em tempos aparece mais um alimento “mágico" e que promete auxiliar no emagrecimento e te deixar muito saudável. A vedete do momento é o açúcar do coco (AC). Será mesmo que ele é tão maravilhoso assim? O substituto perfeito para o açúcar e adoçante?

Antes de falar especificamente sobre o AC é preciso salientar que um dos problemas do açúcar comum é o seu elevado teor de frutose (50% do total), que em excesso é relacionado com diversas patologias metabólicas (obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares). O AC é oriundo do fluído das flores da Palma do coco, então seu nectar é extraído, aquecido e se torna um caramelo que depois é triturado.

O grande benefício dele é que, diferente do açúcar comum, possui polifenóis e diversas vitaminas e minerais (B1, B2, B3, e B6, k, mg, zn, Fe), mas o mel e açúcar mascavo também preservam vitaminas e minerais! Outra vantagem é que o AC possui um baixo índice glicêmico (IG=35) diferente do açúcar branco (IG= 65). Isso ocorre em função da quantidade de inulina (fibra) presente, o que reduz a velocidade de absorção da glicose.

Ah, mas tem pegadinha!

1) O AC tem a mesma quantidade de calorias do açúcar comum!

2) Lembram que um grande problema do açúcar comum é a frutose? O açúcar comum é conhecido como sacarose, um dissacarídeo composto por 1 molécula de glicose e 1 de frutose. Ou seja 50% do açúcar comum é frutose. Bem, o AC é composto de 70-80% de sacarose! Isso significa que, apesar dele possuir baixo IG, tem um elevado conteúdo de frutose, o que o torna praticamente uma açúcar comum (exceto pelo fato de ter boa quantidade de vitaminas e minerais). Ok, o açúcar de coco é menos ruim que o comum? Sim! Mas vale a pena o preço que se paga? Na minha opinião, NÃO!

Meu conselho: Parem de cair nessas pegadinhas da indústria de alimentos e suplementos, procurem se alimentar de forma consciente e não precisarão recorrer a esses “milagres”. O ideal é não adoçar nada, se acostumem com o sabor natural dos alimentos. Mas se for adoçar,  mel ou açúcar mascavo são opções razoáveis, pois terão praticamente os mesmos efeitos do “poderoso" açúcar de coco!

#brunofischer

Nenhum comentário:

Postar um comentário