sexta-feira, 16 de outubro de 2015

BIKE OU ESTEIRA?


EMAGRECIMENTO: BICICLETA OU ESTEIRA?

Naturalmente, a esteira é o ergométrico mais usado nas academias para o emagrecimento. Tão verdade que, facilmente, você pode notar dezenas delas, cada uma mais espacial que a outra!
Mas Tio, será que elas são as MELHORES estratégias para o EMAGRECIMENTO?
Bom Jovinho, quando falamos de estímulos físicos linkados à alterações metabólicas associadas ao emagrecimento, devemos ter em mente que as melhores estratégias são as que promovem maior fadiga periférica e, consequentemente, maior depleção de glicogênio muscular. Além disso, é muito importante ajustar a intensidade e volume do exercício físico, já que são as variáveis que indicarão o substrato energético predominante (glicose, ácido graxo ou aminoácido) utilizado para gerar energia durante o treino.
Ao analisarmos a ciência, notamos que a bicicleta é mais viável para depletar glicogênio muscular em face de seu maior estresse periférico (muscular) em comparação com a corrida na esteira/solo.
Tal estresse, leva, durante as horas pós treino, à ressíntese do glicogênio metalizado no exercício, tornando a gordura o substrato principal para essas reações. Caso o substrato energético utilizado no exercício fosse a gordura, devido a menor intensidade, o processo seria inverso. Daí que vem a indicação que é melhor "queimar" gordura durante o repouso do que apenas durante o exercício. Por conta do maior tempo!
Sem dúvida a biogênese mitocondrial, a maior tradução de proteínas transportadoras de gordura para às mitocôndrias... são essenciais para o emagrecimento, entretanto, o tipo de fadiga induzida é central para potencializar tal adaptação, ou seja, nesse quesito a bike ganha disparada.
Sem contar que os piores resultados sobre hipertrofia e força em treinos concorrentes (musculação + cardio) foram visualizados por quem usou esteira. Isto é, até para adaptações morfológicas e otimização de capacidades físicas a bike são expressivas com ela.
Veja bem, estou falando de eficiência nos resultados baseadas na ciência e não de sua preferência. Logo, se você gosta de esteira, faça bom proveito, mas não reclame dos resultados futuros caso não atinjam suas expectativas.

Bom treino!

(PEDRO ARTUR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário