sexta-feira, 16 de outubro de 2015

CONTRIBUIÇÃO DOS SISTEMAS ENERGETICOS EM SPRINTS

Eu não sei você, mas eu não tive boas aulas de fisiologia do exercício na faculdade. Os professores até eram legais (às vezes), e muitas pessoas falavam que eles “manjavam” muito, mas aula que é bom, e aprendizado que faz a diferença, não... Não tive. E, ó, eu até que era um cara aplicado, estudava, frequentava a biblioteca regularmente. Enfim. Uma das partes que tenho maior deficiência é no entendimento da contribuição dos sistemas energéticos para os exercícios físicos.

Um exemplo legal, é o famoso ditado de que o exercício precisa ser longo ou demorado para ser “aeróbio”. Puro mito! Embora possa haver dados mais antigos, um estudo de 1988 mostrou que a contribuição OXIDATIVA (aeróbia, portanto) para exercícios relativamente curtos até que não é desprezível. Com 20 a 23 sujeitos por grupo, pesquisadores canadenses, incluindo o Bouchard, mensuraram a contribuição de três sistemas energéticos - ATP-PC, Glicólise, Oxidação – em esforços máximos de 10s, 30s e 90s.

O que encontraram?

Em esforços de 10s: ATP-PC = 50%, Glicólise = 45%, Oxidação = 5%

Em esforços de 30s: Glicólise = 50%, ATP-PC = 25%, Oxidação = 25%

Em esforços de 90s: ATP-PC = 10%, Glicólise = 45%, Oxidação = 45%

Isto em... 1988!

Aí, em 2001 saiu uma revisão muito legal na Sports Medicine do Paul Gastin mostrando que, para esforços máximos, quando a duração da atividade excede 75s, ou seja, 1min15s, já há predomínio (51%) do metabolismo aeróbio! Assim.... virei de ponta cabeça há uns 10 anos. Hoje em dia já lido melhor com a ideia de que o conhecimento está sempre avançando.

Por fim, fique esperto: às vezes você diz que o treino que vc aplica, por ser “anaeróbio”, queima mais calorias no repouso, e que o treino aeróbio queima mais calorias durante a atividade. Fica a dica: tenha quase certeza que você está errado em sua afirmação.

Não é porque o treino é “curto”, “rápido”, “intenso”, #HIIT, que ele é anaeróbio, ok?

(FABRICIO BOSCO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário