sábado, 10 de outubro de 2015

NÃO EMAGRECE E A CULPA EH DO GLUTEN

Um artigo recém publicado no "Int J Sport Nut Exerc" sobre a utilização de dietas com restrição de glúten para atletas não celíacos, isto é pessoas que não são alérgicos ou intolerantes a o glúten. .

O interessante que o artigo começa já no seu resumo falando que as dietas gluten-free se tornaram populares entre não celíacos mesmo sem fundamento científico! E logo na introdução já é pontuado que apenas 1-1,5% da população celíaca necessitaria deste tipo de dieta! Também é falado que apenas aproximadamente 5% da população não celíaca poderia se beneficiar deste tipo de intervenção, daí pergunto: por quê tem um monte de gente cortando glúten de pessoas não celíacas? .

Onde está escrito que isso seria benéfico? Pior que devido a esta suposta teoria do glúten ser um "inimigo" neguinho tá se entupindo de tapioca e crepioca... Isso tudo porque pão virou o inimigo! 😂 .

A tapioca tem mais carboidrato e maior índice glicêmico que o pão... Cuidado não, viu? .

Voltando pro artigo, neste trabalho foi aplicado um questionário em atletas desde recreacionais até medalhistas olímpicos para ver o comportamento deles frente a diferentes a tipos de dietas, inclusive as glúten-free. .

Como conclusão do artigo os autores relatam que não existem motivos racionais e fisiológicos para a restrição do glúten em pessoas que não possuam problemas com esta proteína! .

A ciência também mostra que não possui efeito ergogênico... Daí pergunto, por quê fazer então? .

Acredito que existam várias estratégias nutricionais, mas que pelo menos elas sejam embasadas pela ciência. .

Engraçado que alguém pode vir me questionar sobre escrever sobre alimentos... Daí eu respondo o seguinte, exercício e nutrição andam lado a lado, por isso preciso estar por dentro disso também, mesmo não prescrevendo dietas... .

Então tentar se capacitar, entender, trocar informações e propagar conhecimento não pode ser ruim, concordam? .

Se você acha uma boa estratégia tenho duas coisas pra você: 1- mandar uma carta pro editor da revista reclamando da informação contida no artigo que trouxe aqui.
2- ignorar esta informação e continuar praticando seu trabalho. .

#arrudaknows

Nenhum comentário:

Postar um comentário