sábado, 10 de outubro de 2015

MAMAE SARADA? VALE O RISCO?

Tenho recebido dúvidas sobre se é saudável ser "sarada" na gestação. Em primeiro lugar, o baixo percentual de gordura pode vir de três fontes: hormônios, dieta e/ou exercício. Sobre hormônios nada falo, pois alguém que os utilize com finalidades estéticas nesse período é doente! Sobre dietas, a gestação envolve necessidades alimentares diferenciadas incompatíveis com as práticas habitualmente adotadas para perder gordura. Sobre exercício, os treinos para a perda de gordura no...rmalmente se baseiam em atividades intensas e aqui vejo um problema!
A gestação eleva o metabolismo e o exercício intenso o fará ainda mais, o que causa necessidade de adequação nutricional; como isso raramente é feito quando se pretende ser "fitness", há risco de desnutrição do feto. Com relação às alterações agudas, o feto tem temperatura maior que a mãe e depende dela para dissipar calor. A elevação de temperatura provocada pelos exercícios intensos diminui a capacidade do sangue transportar oxigênio, podendo gerar má formação neural, já que os neurônios não sobrevivem muito tempo em hipóxia. Além disso, os esforços intensos em algumas posições (como no leg press) prejudicam o retorno venoso e, consequentemente, a chegada de sangue para o feto! Ah, mas o instinto de mãe não deixa isso acontecer! Nem sempre, pois há estudos mostrando que mulheres treinadas são capazes de ir até o ponto de sofrimento fetal!
Lembremos que a demanda metabólica aumentada na gestação permanece na amamentação, portanto, é necessário ter reserva de gordura para cobrir imprevistos, como doenças e intolerância a alimentos.
O exercícios deve sim ser feito, mas a gestação é um momento especial e o treino deve ser feito para melhorar a saúde da mãe e da criança, e não para render selfies. Torço para que os bebês das mamães "fitness" não paguem pelas suas vaidades, mas é fato que eles estão em risco. Minha opinião como estudioso e pai é que não vale a pena arriscar uma vida por uma barriga tanquinho. Curtam esses meses, pois eles resultarão em uma benção para toda vida, vida que vai além de ser "sarada"!
(Paulo Gentil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário