sexta-feira, 16 de outubro de 2015

ALONGAMENTO

Sabemos que alongamento não
previne lesões e pode prejudicar a performance, no entanto, uma pergunta que ainda não estava bem respondida era se alongar antes da musculação prejudicaria os ganhos de força. Digo "ainda", pois um estudo conduzido por pesquisadores brasileiros, portugueses e estadunidenses nos ajudou a responder a pergunta. O estudo comparou os ganhos de força em homens treinados que... faziam o mesmo treino de musculação em três diferentes condições:

- alongamentos para o corpo inteiro antes dos treinos - quatro exercícios realizados em uma série 30" no ponto de leve desconforto;

- alongamentos para o músculo específico antes de cada exercício - os mesmos exercícios anteriores, cada um era realizado antes do exercício específico.

- sem alongamentos - como preparação, foi realizada uma série com 50% da carga utilizada no exercício

Os resultados mostraram que
o grupo que não realizou alongamentos ganhou mais força que os demais em todos os exercícios (puxada, supino, cadeira flexora e cadeira extensora). Mais ainda, o grupo que realizou alongamento geral ganhou força apenas na puxada e na cadeira extensora. Já o grupo que realizou alongamento antes de cada série ganhou força somente na puxada.

Ou seja, se o objetivo é aumentar a performance e/ou maximizar ganhos de força, o alongamento antes do treino não é recomendado. Minha recomendação é fazer séries submáximas para se preparar, caso necessário, e nada daqueles quadrinhos padrões de alongamentos realizados antes dos treinos!

Ah antes de rasgar as calças e afirmar que alongamento não serve para nada ou que estimulei o encurtamento, isso não quer dizer que os alongamentos devam ser proibidos ou condenados, mas sim usados com inteligência e objetivos definidos. Caso os utilize em intensidades baixas, podem ser ao final do treino; caso o objetivo seja ganhar flexibilidade, minha sugestão é fazer em dias alternados, cuidando para não exacerbar as lesões induzidas pelo treino! .

(Paulo Gentil)

Borges Bastos CL, Miranda H, Gomes de Souza Vale R, de Nazaré Portal M, Gomes MT, da Silva Novaes J, Winchester JB. Chronic
Effect of Static Stretching on Strength Performance and Basal Serum IGF-1 Levels. J Strength Cond Res. 2013
Sep;27(9):2465-72.
Ver mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário