sexta-feira, 24 de maio de 2019

O SEGREDO ESTA NAS BOMBAS OU NOS ISOLADOS?

Não sei qual a dificuldade de aceitar a Ciência!? quando se mostra um estudo mostrando algo que pode melhorar suas práticas, um ser humano normal pensa: “uau, obrigado! Agora sei como melhorar!”. Na Educação Física se diz “você é arrogante", "eu sempre fiz assim", "eu te odeio", "vou destruir sua vida"!! Enfim, sobre uso de isolados a coisa ganha dimensões extremas de fundamentalismo radical... e chega ao ponto infantil de virar fofoca e fake news... E, ao final, da semana mundial do supino, insituída pelo #teamdocontra, foi publicado um estudo bem interessante do nosso grupo.
Nele, separamos homens treinados em 4 grupos, alguns faziam apenas multiarticulares e outros acrescentavam isolados. Havia também os que treinavam “limpo” e os que tomavam esteroides anabolizantes. Agora, vamos aos resultados. Em termos de força, os ganhos não foram diferentes entre quem fazia e não fazia isolado. No entanto, quem tomava bomba ficava mais forte, independente de fazer isolado! Nas dobras cutâneas de bíceps e tríceps, a redução independeu de fazer isolados, mas quem tomou bomba perdeu mais. Agora, a circunferência do braço! Advinha? Quem fez ou não fez isolado, teve aumentos similares. Mas... quem tomava bomba crescia mais, independente de fazer isolado! Olha que coisa interessante! Quem toma bomba ganha mais força, perde mais gordura e aumenta mais o braço, e fazer isolado não faz diferença!!
Nas minhas sobre exercícios de membros superiores (www.aulas.paulogentil.com) falo das controvérsias em pessoas destreinadas e que nem todo exercício multiarticular é igual. Por exemplo, a remada parece não ser tão boa para o bíceps quanto a puxada. Também explico estudos em se fez supino e mediram peito e tríceps, pois isso não é uma comparação entre diferentes. Enfim, quem assistir as aulas não ficarão confuso com tanta desinformação.
Falta muita coisa em nossa área, mas talvez o que mais a impeça de chegar mais longe seja a falta de caráter, pois ver profissionais, alguns com Doutorado, se prestando a intrigas é triste. Dedicar dais e dias querendo provar que supino trabalha peito para “contradizer” um texto que diz “óbvio que supino é um bom exercício para peito” não é só burrice, é falta de caráter. Em qualquer lugar saudável as pessoas se orgulhariam de saber que perto deles há alguém que conseguir ser, ao mesmo tempo, uma referência técnica internacional e uma pessoa popular entre o público e pensaria "vou crescer para ser maior que ele". Aqui, as pessoas pensam, "vou rebaixa-lo para ele ficar menor que eu".
PS: da próxima vez que alguém mostrar o bração e disser que é a prova viva dos isolados, pergunte... “e as bombas?”
PS2: quanto tempo para o desesperados tentarem arrumar "defeitos" no estudo?
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
Barbalho M, Coswig V, Raiol R, Fisher J, Steele J, Bianco A & Gentil P (2019): Single joint exercises do not provide benefits in performance and anthropometric changes in recreational bodybuilders, Eur J Sport Sci, doi: 10.1080/17461391.2019.1611932

Nenhum comentário:

Postar um comentário