sexta-feira, 24 de maio de 2019

AS BOMBAS E O ETERNO MIMIMI

Segundo Mário Quitana a burrice é invencível. Concordo, mas, por outro lado, ela é previsível. No estudo anterior mostrei que fazer exercícios isolados não faz diferença nem em bombados, além disso, o estudo mostra que tombar bomba faz uma baita diferença e terminei falando “quanto tempo para os desesperados tentarem arrumar ‘defeitos’ no artigo?”. Vão falar que o estudo usou antropometria, mas se você medir circunferência e dobra cutânea tem uma estimativa válida. Além disso, isso é o que as pessoas avaliam no dia a dia. Ah, um estudo nosso grupo em pessoas destreinadas usou circunferência e foi amplamente usado para defender isolados.. haja desonestidade! Vão falar que não houve controle da dieta, mas é improvável que tenha havido mudança seletiva, com melhoras em quem não fazia isolado e pioras em quem fazia. Tudo isso está comentado no estudo, basta ler. Ah, também rasgam a tanga se eu usar o termo “bomba”! Mas esse termo coloquial encurta o texto, facilita a compreensão do leigo e ainda dá aquele toque gostoso de ironia.
Por que as pessoas se irritam tanto quando mostramos que as BOMBAS fazem “milagres”? Simples, porque desmascara os picaretas! Sabe a galera que diz entender dos paranauê, que teoria é uma coisa e prática é outra, faz treinos e dietas mirabolantes, carrega o resultado no corpo, etc? Um estudo que arrepia a galera da B O M B A é o do Bhasin et al. (2012) que deu BOMBAAA para homens que não faziam dieta e musculação e encontrou ganhos de força, massa magra (na casa dos 8kg) e perda de gordura (perto dos 5kg). Isso não é apologia ao uso, pois os custos são altos para saúde física e mental, inclusive tenho vários posts sobre o tema. Isso é um alerta! Pois grande parte das pessoas que pagam de referência, na verdade ostentam resultados conquistados às custas de BOOOMBA!
Lembrem-se que a grande maioria da população pratica exercício visando saúde e, mesmo que busquem estética, geralmente não estão dispostos a colocar sua saúde em risco em troca disso. Ao que pensam diferente, basta ignorar o post e tomar suas bombinhas. Até porque a Ciência segue o caminho, independente do esperneio.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
Bhasin S1, Travison TG, Storer TW, Lakshman K, Kaushik M, Mazer NA, Ngyuen AH, Davda MN, Jara H, Aakil A, Anderson S, Knapp PE, Hanka S, Mohammed N, Daou P, Miciek R, Ulloor J, Zhang A, Brooks B, Orwoll K, Hede-Brierley L, Eder R, Elmi A, Bhasin G, Collins L, Singh R, Basaria S. Effect of testosterone supplementation with and without a dual 5α-reductase inhibitor on fat-free mass in men with suppressed testosterone production: a randomized controlled trial. JAMA. 2012 Mar 7;307(9):931-9. doi: 10.1001/jama.2012.227.

Nenhum comentário:

Postar um comentário