terça-feira, 7 de maio de 2019

VOLUME DE TREINO, EXPECTATIVA X REALIDADE

Talvez um dos maiores debates acerca do treino de força gire em torno da quantidade ideal de séries para se alcançar ótimos ganhos de força e hipertrofia. Enquanto na década de 90 Ostrowiski e col já demonstravam que era possível obter ótimos resultados com apenas 3 séries por semana, estudos recentes como uma revisão com meta-análise publicada em 2017, sugere que 10 ou mais séries seriam necessárias para promover ótimos ganhos de massa muscular.

Considerando a divergência dos resultados dos estudos em relação à quantidade de treino ideal, será que no mundo real as pessoas estão treinando pelo menos próximo dessas recomendações? De acordo com uma pesquisa realizada em academias de SP, a resposta é NÃO! Na verdade, as pessoas parecem treinar muito além das doses discutidas na literatura. De acordo com os resultados, tanto homens quanto mulheres treinam com um volume maior que o necessário.  Alguém chuta quem treina mais o que? Pois é, os homens costumam exagerar nos treinos de membros superiores, maiores volumes são observados para tríceps, bíceps e ombro. Enquanto as mulheres exageram nos treinos de membros inferiores. Surpresos? Claro que não! Mas o que surpreende é que os praticantes chegam a treinar 10 x mais do que é considerado alto volume na literatura. Teve homem realizando 122 séries para ombro e mulher 92 séries para glúteo!

De acordo com Barbalho e col (2019), realizar mais que 10 séries por grupamento por semana pode comprometer os ganhos de força e hipertrofia. O excesso de treino além de prejudicar os resultados, também pode aumentar o risco de lesão. Nesse sentido, basear a prescrição em doses discutidas na literatura pode garantir ótimos resultados com segurança, sem que o aluno precise morar na academia. ⠀
#teamcerebro #fit4health#exercíciodescomplicado

Teixeira, C. V., Pereira, E. F., Evangelista, A. L., Lopes, C. R., Guedes Júnior, D. P., J Schoenfeld, B., & Bocalini, D. S. (2018). Is the weekly sets volume training performed by trained subjects in accordance with training recommendations guidelines for muscle hypertrophy?. Motriz: Revista de Educação Física, 24(2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário