sexta-feira, 31 de maio de 2019

FRUTA DA CIRROSE?

Entre os diversos absurdos pregados pelos médicos youtubers e blogueiros está a demonização das frutas. Uma ex-BBB que come placenta e seca você já chegou a falar que fruta dá cirrose, um senhor que escreve livros de autoajuda já disse que suco de fruta era a mesma coisa que pinga e tem até um médico muito agradecido que virou artista de RedTube, mas a quem um famoso cantor baiano não tem nenhuma gratidão, que alerta para os perigos das frutas... Ok, desculpe a acidez 😊. Vamos aos fatos.
A realidade é que a frutose isolada, como usada em alimentos processados, pode ser prejudicial, mas a das frutas não vai ser maléfica porque vem em concentrações baixas e acompanhas de várias coisas boas. Resumidamente, comer frutas vai te fazer mais bem do que mal. Inclusive, uma das principais causas de morte do mundo é a baixa ingestão de frutas e vegetais, segundo a Organização Mundial de Saúde. Para ajudar a esclarecer o tema, trago um estudo recente feito por pesquisadores holandeses. Nele van Eekelen et al. (2019) analisaram os hábitos de 6671 pessoas e as suas relações com gordura visceral e hepática.
A maior ingestão de frutas foi associada com menor gordura visceral e também com menor gordura no fígado, já quem comia mais lanches com doces (chocolate, bolo, torta, etc.) tinha maior gordura visceral e hepática. Importante destacar que essas diferenças na gordura hepática e visceral permaneciam mesmo quando se fazia o ajuste pela gordura total. Ou seja, comer mais fruta é associado com um fígado mais saudável, justamente no caminho contrário à cirrose. Tudo bem que leite não é assunto desse post, mas a maior ingestão de laticínios foi associada com menor gordura visceral. Olha que interessante, se mais laticínios e mais frutas fazem reduzem a gordura visceral e hepática, podemos terminar com uma proposta bem ousada.... que tal tomar manga com leite? Arrisquem e, se sobreviverem, me contem!
PS: talvez fruta te faça mal, se for o limão que vem com água, jejum, gratidão e... bomba!
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
van Eekelen E, Geelen A, Alssema M, Lamb HJ, de Roos A, Rosendaal FR, de Mutsert R. Sweet Snacks Are Positively and Fruits and Vegetables Are Negatively Associated with Visceral or Liver Fat Content in Middle-Aged Men and Women. J Nutr. 2019 Jan 16. doi: 10.1093/jn/nxy260. [Epub ahead of print]

Nenhum comentário:

Postar um comentário