quinta-feira, 13 de junho de 2019

SABE O QUE É GH?

O hormônio do crescimento ou como é conhecido popularmente pela sigla GH (growth hormone) é um hormônio formado por 191 aminoácidos e portanto classificado como um hormônio protéico. O GH também é conhecido como somatotropina.
...
Esse hormônio é secretado pela hipófise (glândula que fica no cérebro), mais precisamente pela hipófise anterior em resposta ao hipotálamo.
...
Vários fatores estimulam a secreção do GH, como por exemplo, o sono profundo, jejum, grelina, estresse, exercício intenso, dentre outros. O Gh estimula à secreção de IGF1 no fígado. O IGF1 atua como mediador de muitas ações do GH.
...
O GH exerce inúmeras funções no nosso organismo, como por exemplo, aumenta a síntese de proteínas na maiorias das células, estimula à lipólise, reduz a utilização de glicose, estimula o crescimento ósseo, etc.
...
"Então esse hormônio é a chave da beleza, pois além de aumentar a síntese protéica ele também aumenta a queima de gordura!?"
...
Calma, não é bem assim! Parece que esse aumento da síntese protéica não é acompanhado por ganhos de força, sugerindo o aumento de proteínas não-contráteis, como por exemplo o colágeno. Sem falar na retenção hídrica que leva o aumento da massa livre de gordura.
...
Além disso, o GH em excesso pode ocasionar alguns problemas, como diabetes, sindrome do túnel do carpo, acromegalia (crescimento das mãos, pés, orelhas, protusão da mandíbula inferior), gigantismo, dentre outras.
...
Lembrando que a falta do GH antes da fusão das epífises pode ocasionar em nanismo. Contudo, existe alguns casos paradoxais, como por exemplo, os pigmeus africanos que apresentam concentrações normais ou até mesmo elevadas de GH e mesmo assim portam o nanismo.
...
Assim, o GH é extremamente importante para o nosso organismo, mas sempre em equilíbrio, caso contrário pode trazer vários problemas.
@personal_edmarlima
@fisiologia_analoga
Referências:
HALL, John E. Guyton e Hall tratado de fisiologia médica. Elsevier Brasil, 2017.
GENTIL, P. Bases cientificas do treinamento de hipertrofia. 5 ed. Rio de Janeiro, 2014.
MCARDLE, Wiliam; KATCH, Frank; KATCH, Victor. Fisiologia do exércicio: nutrição, energia e desempenho humano. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário