sábado, 22 de junho de 2019

EXERCICIO E CANCER

Uma das consequências marcantes do câncer é a perda de massa muscular. É comum que, independente do tratamento, a pessoa perca tanto massa no músculo esquelético quanto cardíaco, o que leva a diversos problemas funcionais e de saúde. E esse quadro é ainda mais agravado por algumas das terapias posteriores. Como o exercício tem o um efeito positivo nesses tecidos, resta a dúvida se ele poderia ajudar a controlar esse quadro catabólico ou se ele poderia ser, de algum modo, prejudicial. Para testar a hipótese pesquisadores da Universidade do Kansas induziram câncer de próstata em ratos e os separam em um grupo que fazia exercícios e outro que permanecia sedentário. O exercício envolvia uma hora de esteira realizado todo os dias por um mês.
Ao final, os ratos que tinham câncer e permaneciam sedentários tinham a menor massa de ventrículo esquerdo (a parte que bombeia sangue para o corpo). A capacidade de bombear sangue foi maior nos animais que se exercitavam e não havia diferença entre os que possuíam ou não câncer. O exercício também ajudou a preservar a massa muscular esquelética e funcionalidade nos ratos com tumor. Com isso, os resultados confirmam que o tumor promove perda de massa muscular esquelética e cardíaca e demonstram que o exercício ajuda a mitigar esses efeitos.
Isso é uma informação importante porque muitas pessoas têm medo de treinar pessoas com câncer, por elas estarem fragilizadas e apresentarem muita fadiga. No entanto, não é uma questão de “se” elas devem se exercitar, mas sim “como” elas devem faze-lo. Apesar de parecer difícil vencer a barreira em um primeiro momento, vale a pena o esforço para adotar uma vida mais ativa. Posteriormente, os sintomas estarão mais controlados e as melhoras na saúde, funcionalidade e qualidade de vida serão inquestionáveis e incríveis. Vamos estudar e aprender para fazer bem feito, pois da mesma forma como Francis Bacon nos trouxe que “conhecimento é poder”, o Tio Ben nos lembra que “com grandes poderes vem grandes responsabilidade”. Temos o poder de mudar a vida das pessoas e a responsabilidade de fazer isso bem feito!
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
Baumfalk DR, Opoku-Acheampong AB, Caldwell JT, Ade CJ, Copp SW, Musch TI, Behnke BJ. Effects of prostate cancer and exercise training on left ventricular function and cardiac and skeletal muscle mass. J Appl Physiol (1985). 2019 Mar 1;126(3):668-680. doi: 10.1152/japplphysiol.00829.2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário