sábado, 22 de junho de 2019

NOSSOS OSSOS

Nossos ossos vivem em um processo contínuo de remodelagem, ou seja, praticamente uma reforma, na qual os ossos velhos são substituídos por novos. Para ter uma ideia, a cada 10 anos quase todos os nossos ossos são renovados.
..
Assim, existem células removendo os ossos velhos, como os osteoclatos, e células formando novos ossos, no caso os osteoblastos (imagem do post).
..
A osteoporose é um distúrbio caracterizado pela maior atividade osteoclástica em relação a osteoblástica, ou seja, há uma maior quebra do que síntese, levando à formação dos poros e consequentemente deixando os ossos mais frágeis.
..
As mulheres são mais suscetíveis à osteoporose por conta da menopausa. No caso, a menopausa acarreta na diminuição da secreção de estrogênio, e parece que esse hormônio exerce um efeito protetor contra à osteoporose.
..
Desse modo, parece que o estrogênio funciona como se fosse um "freio" controlando o paratormônio (PTH). Lembrando que a principal função do PTH é aumentar a disponibilidade de cálcio no sangue, sendo assim, ele estimula a atividade dos osteoclastos, e consequentemente a degradação dos ossos.
..
Fazendo uma analogia, esse processo funciona como na imagem em destaque. No caso, as células estão trabalhando normalmente, só que o PTH é um patrão explorador que exige que o osteclasto trabalhe mais para aumentar a produção, ou seja, a degradação óssea. Só que o osteoclastos tem ao seu lado as leis trabalhistas que controlam o PTH, e dessa forma os osteoclastos trabalham tranquilamente, no seu ritmo.
..
Só que quando as leis trabalhistas não estão presentes o patrão abusa do funcionário e ele acaba produzindo muito. Ou seja, se o estrogênio não estiver presente o PTH vai aumentar muito a atividade dos osteoclastos, e consequentemente a degradação óssea, resultando na osteoporose.
..
No entanto, a ingestão adequada de cálcio e o exercício físico afetam positivamente essa remodelagem prevenindo à osteoporose.
...
Portanto, tenha uma vida saudável.
..
@personal_edmarlima
@fisiologia_analoga
Referências:
Imagem adaptada da internet.
..
HALL, John E. Guyton e Hall tratado de fisiologia médica. Elsevier Brasil, 2017.
..
MCARDLE, Wiliam; KATCH, Frank; KATCH, Victor. Fisiologia do exércicio: nutrição, energia e desempenho humano. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário