sábado, 22 de junho de 2019

GH HORMONIO DO CRESCIMENTO

O hormônio do crescimento voltou à popularidade com as canetinhas, que tornaram mais fácil sua venda e uso. No entanto, é importante alertar que o hormônio do crescimento não é anabólico para o tecido muscular. Isso foi descoberto logo nos estudos iniciais, das décadas de 1980 e 1990, quando jovens e idosos recebiam GH e não tinham ganhos de força ou massa muscular. Mesmo estudos em atletas e doses altas mostram resultados desanimadores! Inclusive, a suposição que GH potencializa os efeitos da testosterona é mito. Quem está tomando testosterona e GH tem o mesmo ganho de músculo e força que se tomasse apenas testosterona, só que gastando muito menos!
Por falar em gasto, mesmo na perda de gordura os efeitos do GH são muito pequenos. Por exemplo, uma meta-análise estimou que tomar GH por 6 meses geraria uma perda de gordura de 2,1kg. Nas doses usadas, isso sairia uns R$25.000, ou seja, se estaria pagando cerca de R$12.000 no quilo da gordura!! O chato é que pessoas torram grana nisso, mas acham caro pagar um personal trainer e nutricionista. Pior, os estudos mostram que se você fizer treino e dieta certinho o GH não faz diferença no emagrecimento, ou seja, se você está se alimentando bem, treinando bem e tomando GH, poderia muito bem estar tomando injeção de água que daria o mesmo resultado.
Por fim, os efeitos colaterais! O GH produz retenção hídrica e hipertrofia de tecidos não contráteis, com isso há muitas dores articulares e também é comum ocorrer síndrome do túnel do carpo, isso chega a ocorrer em 40% das pessoas. Outro problema sério são as alterações na glicemia, há estudos em que metade das pessoas ou ficaram diabético ou com intolerância à glicose. Sem falar no risco aumentado de câncer.
Então acordem para a vida! GH é ineficiente, perigoso e caro! Claro que vão tentar te empurrar com falsas promessas, pois assim todo mundo vai lucrar, de quem vende a quem prescreve. Não dá para colocar todas as referências aqui porque viraria uma revisão sistemática, rs. Mas você poderá acompanhar tudo nas aulas sobre o tema em www.aulas.paulogentil.com
(Paulo Gentil - www.paulogentil.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário