sábado, 22 de junho de 2019

JEJUM INTERMITENTE

A prática do jejum intermitente tem conotações religiosas, como o Yam Kippur e o Ramadã, mas também pode ser encontrada no hinduísmo, budismo e no cristianismo.Por exemplo, a Biblia fala de 3 tipos de jejum, completo, com água e parcial (como na quaresma). O mais interessante é que, mesmo com motivos religiosos, há recomendações que ele seja evitado em diversos casos e que não dure muito tempo. Aí vemos pessoas dizendo que jejum é o elixir da vida e se orgulhando e passar vários dias sem comer! Isso sim é fanatismo!!
.
Costuma-se citar estudos do Valter Longo para defender jejum. Só que ele não usou jejum! Os estudos comparam grupos que comiam à vontade com grupos que praticavam restrição calórica e melhoravam a qualidade da alimentação durante 5-6 dias do mês. Olha um trecho do artigo “No entanto, o jejum prolongado é difícil para a grande
maioria da população, particularmente em pessoas mais velhas e frágeis. Essas preocupações apontam a necessidade de intervenções dietéticas que induzam os efeitos do jejum prolongado ao mesmo tempo que minimizam os efeitos adversos e danos da restrição completa de comida”. Ou seja, o estudo tenta minimizar os malefícios do jejum e é citado para defender o jejum!
.
As revisões sobre o tema são claras ao mostrar que o jejum não produz vantagens sobre uma alimentação similar feita de maneira regular e, mais ainda, ressaltam que ele pode trazer problemas para pessoas saudáveis! Além disso, esses longos períodos sem comer ativam vias catabólicas, mesmo quando não há restrição calórica. Inclusive, estudo dos quais participei verificaram queda na testosterona e perda de massa magra em homens treinados que faziam jejum intermitente. Aliás, ganhamos um dos principais prêmios de Nutrição Esportiva do Mundo devido a esse trabalho (ainda não foi publicado, mas os dados estão nas aulas)! Isso alerta para possíveis problemas no longo prazo, especialmente em pessoas mais velhas e mulheres após a menopausa.
.
Vamos parar de dar ouvidos a fanáticos! Nas aulas sobre jejum mostro cerca de 50 referências e dou detalhes para quem quiser saber realmente a verdade (www.aulas.paulogentil.com).
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário