quinta-feira, 13 de junho de 2019

GANHE MAIS TREINANDO MENOS

O “quanto mais, melhor” está presente de maneira muito forte no treinamento, desde as pessoas que buscam estética até os atletas que buscam melhorar seu desempenho. No entanto, no caso dos últimos, o excesso pode ter implicações um pouco piores, já que poderá comprometer seu desempenho e até mesmo provocar lesões. Tanto um quanto outro podem ser fatais para a carreira de um competidor. No entanto, mesmo nos esportes de resistência, a qualidade parece ser mais importante que a quantidade. Para dar um exemplo, trago um estudo com triatletas. Nele, os competidores foram divididos em um grupo que mantinha o treino habitual e um que passaria a se dedicar aos treinos intervalados de alta intensidade (popularmente chamados HIIT) por 4 semanas (Mallol et al. 2019). .
.
O grupo de HIIT reduziu seu volume em 43% (ou seja, passou a treinar quase metade) e passou a fazer sessões de HIIT no laboratório. Os treinos eram realizados apenas duas vezes na semana, na bicicleta, envolvendo uma mistura de HIIT longos e curtos com intensidade entre 95 e 115% da intensidade equivalente ao consumo máximo de oxigênio.
Ao final, o consumo máximo de oxigênio (VO2max) e a potência no primeiro e no segundo limiar ventilatório aumentaram apenas em que fez HIIT! Apesar de não haver melhoras diretas nos testes de corrida e ciclismo, houve redução na performance de quem manteve o volume! Desse modo, os resultados sugerem um potencial benefício do HIIT que, além de tudo, vai tomar menos tempo e envolver menor volume de treino.
.
Isso pode ser bacana tanto para quem trabalha com atletas, quanto para os amadores que desejam melhorar seu desempenho e precisam conciliar sues treinos com as atividades do dia a dia! Quem se interessa pelo tema, depois confere as aulas sobre HIIT e sobre musculação para corredores em www.aulas.paulogentil.com, com certeza vão conseguir melhorar o desempenho de muita gente com treinos de mais qualidade e menos quantidade!
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
Mallol M, Bentley DJ, Norton L, Norton K, Mejuto G, Yanci J. Comparison of Reduced-Volume High-Intensity Interval Training and High-Volume Training on Endurance Performance in Triathletes. Int J Sports Physiol Perform. 2019 Feb 1;14(2):239-245. doi: 10.1123/ijspp.2018-0359. Epub 2019 Jan 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário