sexta-feira, 24 de maio de 2019

JEJUM FAZ BEM?

Prêmio Nobel –O Nobel de 2016 veio de estudos da década de 1990 que desenvolveram mecanismos para estudar a autofagia e desvendaram algumas de suas vias. A autofagia foi induzida em células isolada pela inanição, ou seja, privaram severa de nutrientes. E disso, iluminados falam que o Nobel defende jejum intermitente para humanos!?
Autofagia – dói a alma ler coisas como “autofagia te ajuda a emagrecer”, “o milagroso processo que faz suas células se comerem”. Autofagia é um processo descoberto há mais de meio século no qual sua célula se livra de algumas partes. Nada novo e tampouco milagroso. E nem precisaria jejuar, pois o exercício induz autofagia!
Longevidade – estudos em roedores e macacos relataram que a restrição calórica (não o jejum) aumentava a longevidade. Mas estudos posteriores desmentiram isso e se verificou que os animais dos primeiros estudos estavam em dieta hipercalórica e de baixa qualidade (em uma delas 28% das calorias vinha da sacarose!!), tanto que ficavam obesos! Quando a alimentação era mais natural, eles comiam à vontade, mantinham o peso normal e não tinham problemas de saúde e nem de longevidade.
Cérebro – apesar de haver uma relação negativa entre cognição obesidade, bem como com alimentação excessiva em calorias e pobre em nutrientes, ficar sem comer é loucura! Sem combustível, seus neurônios morrem em poucos minutos! Além disso, a desnutrição é uma causa conhecida de problemas cognitivos e neurológicos.
Jejum é bom – Não precisa ir longe! Veja comunidades onde há pouca disponibilidade de comida. Vide o inverno da fome holandesa, que deixou repercussões negativas na saúde da população por décadas! O jejum só será bom caso haja excesso de comida de má qualidade. Nesse caso, você está se envenenando e não se alimentando; portanto, deixar de comer por determinado período vai te envenenar menos. Mas nunca houve nenhum estudo dizendo que jejuar seja melhor do que comer bem.
Chega de mentiras! Mostro todas as evidências nas minhas aulas sobre o tema em www.aulas.paulogentil.com e DESAFIO qualquer um a contrapor os pontos acima após ver a aula! Marque quem precisa saber, mesmo que não queira!
(Paulo Gentil - www.aulas.paulogentil.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário