sexta-feira, 26 de abril de 2019

EXERCICIO AJUDA PESSOAS COM PROBLEMA NA TIREOIDE

A tireoide é uma glândula localizada no pescoço (por sinal uma das maiores do nosso corpo) que libera hormônios responsáveis por regular o metabolismo. Quando ela não funciona adequadamente, no hipotireidismo, há ganho de peso, perda de disposição e aumento de problemas cardiometabólicos. Esses problemas começam a ser vistos mesmo quando os níveis de hormônios da tireoide não caíram abaixo dos valores de referência, mas há sugestão de prejuízos no funcionamento da glândula, o chamado hipotireoidismo subclínico.
O tratamento normalmente envolve medicamentos que ajudam a estabelecer as funções fisiológicas, no entanto, o exercício também pode ter um papel importante, conforme verificado por Ahn et al. (2019). O estudo envolveu 20 mulheres de meia-idade com hipotireoidismo subclínico e 20 obesas com hipotireoidismo. As participantes treinaram por 12 semanas. O programa de exercício incluía 20 minutos de musculação em intensidade moderada feita com elásticos e 30 minutos de aeróbio de intensidade moderada.
Mesmo sem controle de dieta, os resultados revelaram reduções no percentual de gordura, relação cintura quadril, LDL e na pressão arterial. Além disso, houve redução na espessura da íntima media, sugerindo melhora do quadro de aterosclerose! Olha que beleza!! Isso com um programa simples, sem muita intensidade. Então imagina se isso fosse feito seguindo protocolos mais elaborados!
Portanto, se você conhece alguém que tem problemas da tiroide, leve as boas novas e já avise que o exercício pode ser um importante aliado! Você pode começar com um programa simples, como usado no estudo, e depois evoluir para os treinos mais elaborados, no estilo que cito nas aulas de HIIT e de musculação para emagrecimento (olhe em aulas.paulogentil.com).
E assim o conhecimento nos ajuda a ser cada vez melhor e ajudarmos cada vez mais pessoas!
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
Ahn N, Kim HS, Kim K. Exercise training-induced changes in metabolic syndrome parameters, carotid wall thickness, and thyroid function in middle-aged women with subclinical hypothyroidism. Pflugers Arch. 2019 Mar;471(3):479-489. doi: 10.1007/s00424-019-02254-7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário