sexta-feira, 26 de abril de 2019

SUPLEMENTO PRA DAR GÁS, TAURINA?

Recentemente tenho sido perguntando sobre suplementação de taurina. Várias bebidas contém taurina, especialmente os energéticos. Ela é um aminoácido importante para função muscular, e sua deficiência está presente em diversas patologias que levam a degeneração do músculo esquelético. Como isso, surgiu a hipótese que ela aumentaria a performance, o que foi testado em atividades de longa duração, mas é controverso nos esforços mais intensos.
.
Para averiguar a questão, Lim et al. (2018) deram placebo ou taurina (40mg/kg, se você pesa 80kg, seria como tomar uma lata grande Red Bull) para homens jovens e fizeram testes de força. Além disso, eles também avaliaram se os efeitos seriam diferentes com a privação de cafeína, ou seja, tiraria o café por 24 horas dos “viciados” e veria se a taurina agiria diferente neles. Para quem não é habituado a tomar café, a ingestão de taurina gerou prejuízo tanto na força máxima, quanto na potência. Já para as pessoas que estavam sem a sua querida cafeína, a taurina melhorou a performance na potência, mas não na força. Ou seja, a taurina prejudicou a performance em que não é habituado a tomar café e foi controversa nos que que tomam muito café e estavam em abstinência.
.
Para quem pensa em suplementar taurina, eu diria que é prematuro fazer qualquer sugestão, até porque ela isolada trouxe prejuízos na performance. Para os bebedores de bebidas energéticas, também seria prematuro falar que elas prejudicariam a performance, já que contém outras substâncias, como a própria cafeína, que podem influenciar o desempenho. Mas, por via das dúvidas, vou evitar tomar vodca com energético antes dos treinos 😉.
(Paulo Gentil - www.PauloGentil.com)
Lim ZIX, Singh A, Leow ZZX, Arthur PG, Fournier PA. The Effect of Acute Taurine Ingestion on Human Maximal Voluntary Muscle Contraction. Med Sci Sports Exerc. |2018 Feb;50(2):344-352.

Nenhum comentário:

Postar um comentário