sexta-feira, 26 de abril de 2019

LIGHT/ DIET/ ZERO

Um estudo publicado recentemente no conceituado periódico Stroke, demonstrou que o consumo de refrigerantes adoçados artificialmente, aqueles famosos diet e zero, estão associados com aumento do risco de AVC isquêmico, demência e doença de Alzheimer (Pase et al, 2017). Os pesquisadores ainda não sabem os mecanismos que levam os adoçantes artificiais a aumentarem o risco dessas patologias, mas alguns estudos apresentam evidências de que tais aditivos alteram a microbiota intestinal, causando disbiose e consequente aumento da intolerância à glicose, prejudicando o cérebro. De fato, uma metanálise publicada recentemente concluiu que o uso contínuo de adoçante artificial está associado com aumento da incidência de diabetes tipo 2 (Imanura et al, 2015). Aliás, existem estudos que associam o uso de adoçantes artificias com ganho de peso viu (Ruanpeng et al, 2017)!!! Agora quero ver alguém tomar coca zero para não engordar!!! 😂😂😂 Mas isso é assunto para outro post.

MINHAS DICAS:
Fuja de adoçantes artificiais, especialmente aspartame, sacarina, ciclamato, acessulfame de k, e inclusive sucralose. Se for imprescindível adoçar prefira adoçantes naturais como stévia, xilitol, maltitol, eritritol etc.

Reduza bastante o consumo de refrigerante, de qualquer tipo! O normal possui uma penca de açúcar, o light/ diet/ possui esses adoçantes artificiais. E AMBOS são lotados de diversos outros aditivos químicos que deterioram a saúde por diversos mecanismos.

E por último, tente não adoçar os alimentos e bebidas… Nós temos uma capacidade gigantesca de adaptar nosso paladar à novos sabores, basta um pouco de treino e força de vontade! É possível tomar suco de limão sem adoçar, café puro, iogurte natural ao invés dos saborizados… Você consegue sim, deixe de frescura! Conseguiu se adaptar ao gosto de cerveja e agora vai reclamar do azedinho do suco ou do amargor do café?

BRUNO FISCHER

Nenhum comentário:

Postar um comentário