sábado, 25 de março de 2017

TREINAMENTO EM CIRCUITO E MUSCULAÇAO MAIS HIIT


O treinamento em circuito – #circuittraining - é um métodos antigo de exercícios físicos, foi desenvolvido para ser empregado no treinamento básico (ou geral), envolvesse grande número de pessoas e necessitasse de pouca gente para ser executado. Os primeiros registros são da década de 1950, e ele é útil para #emagrecimento e aumento da #força

Além ser adequado para desenvolver a aptidão física, o emprego mais recorrente é para aprimorar COMPONENTE CARDIOVASCULAR e RESISTÊNCIA MUSCULAR, além de #potência e resistência anaeróbia. Pode haver treinamento em circuito “específico”? Sim... Para modalidades coletivas e de combate isto é usual... Embora eu não ache que seja o mais correto.

As sessões de treinamento em circuito podem ser realizadas para desenvolver variáveis da aptidão física de modo exclusivo – por exemplo, um circuito #aerobio:

Polichinelos, Vai-e-Vem, Corrida estacionária, Subida no Step, em estações de 30s, com descansos de 10s, por exemplo, sendo realizadas 4 voltas.

Também há circuitos que são mais voltados à resistência muscular, e aí desenvolvem mais a força:

Flexão de Braços, Abdominais, Agachamento com desenvolvimento, Extensão lombar, Afundo alternado, em estações de 30s, com descansos de 15s, por exemplo, sendo realizadas 3 voltas.

PORÉM, existem os circuitos que são COMBINADOS, ou seja, tem estímulos de força feitos na sala de #musculação ou não ALTERNADOS com estímulos predominantemente aeróbios, como #corrida na esteira e #sprint na bicicleta – inclusive de #spinning:

15-20 reps no Agachamento, 15-20 reps no Supino Reto, 15-20 reps na Remada Sentada, 15-20 reps no Desenvolvimento Anterior, 30 s de Sprint na bike de Spinning. Isto é UMA volta, seguida de 30s a 2min de recuperação, de acordo com o nível do praticante.

As 3-4 voltas subsequentes são com os mesmos exercícios, ou com outros, que estimulem grupos musculares semelhantes.

É importante saber que treinamento em circuito NÃO É #HIIT e Treinamento intervalado de alta intensidade não é treinamento em circuito intervalado de alta intensidade

Livro de HIIT: anelita@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário