terça-feira, 14 de março de 2017

INICIANTE COM SUPERVISÃO FAZ DIFERENÇA?

fit4healthconsultoria
Não há dúvidas que a orientação e supervisão profissional, influencia diretamente nos resultados de indivíduos treinados. Após 12 semanas de musculação, homens treinados, orientados e supervisionados por um personal trainer, obtiveram maiores ganhos de força, massa muscular e perderam mais gordura quando comparados com outros sem supervisão. O grupo sem supervisão realizava o mesmo treino e recebia orientações de um consultor, como se faz nas academias “inteligentes” (Mazzetti et al., 2000). Por outro lado, alunos iniciantes acreditam que uma supervisão profissional só se faz necessária após alguns meses de treinamento. É provável que essa concepção leve em consideração o princípio da “treinabilidade”, ou seja, quanto menos treinado mais treinável! Sendo assim, é pouco provável que para um destreinado, uma maior taxa de supervisão influencie nos resultados, já que qualquer estímulo seria suficiente para promover adaptações positivas. Correto?

Para elucidar melhor esta questão, Gentil e Bottaro (2010) colocaram mais de 100 universitários sem experiência prévia em treinamento de força (destreinados) para treinar musculação durante 11 semanas. Um grupo teve maior taxa de supervisão (1 professor para 5 alunos) comparado ao outro (1 professor para 25 alunos). Ao final do experimento, o grupo com maior supervisão obteve maiores ganhos de força para membros inferiores e superiores comparado ao outro grupo. Segundo os autores, uma supervisão mais próxima foi capaz de realizar ajustes no treinamento, tornando-o mais efetivo.
Portanto, uma maior supervisão profissional exerce influência direta nos resultados, independentemente do nível de condicionamento. E esta deve ser uma das principais preocupações ao iniciar um programa de exercício. Além de uma maior contribuição na melhora de parâmetros relacionados à saúde, resultados consistentes podem contribuir para uma maior adesão à prática regular de exercício físico.
Quer entender mais sobre a importância de uma boa atuação profissional na promoção de uma maior adesão à prática regular de exercício?

Nenhum comentário:

Postar um comentário