terça-feira, 14 de março de 2017

MELHORES EXERCICIOS PARA EMAGRECER NA MUSCULAÇÃO


já mostrei como a musculação pode ser um método eficiente para auxiliar no processo de perda de gordura, que para que isso ocorra é necessários aplicar a intensidade adequada e escolher os melhores exercícios, no caso os multiarticulares. O problema é que muita gente ficou confusa, pois não sabe o que são exercícios multiarticulares e nem como os identificar. Então a ideia desse post é esclarecer o que é exercício multiarticular, quais os principais exercícios dessa natureza e por que devemos optar por eles quando o objetivo é emagrecimento.

1) O que são exercícios multiarticulares?
São exercícios que ao serem executados envolvem mais de uma articulação, e, consequentemente mais músculos são recrutados.

2) Exemplos de exercícios multiarticulares:
Agachamento, levantamento terra, afundo, leg press, supinos, paralela, puxadas, remadas, arranco e arremesso (os últimos dois exercícios do levantamento olímpico). No agachamento por exemplo além de ativar quadríceps, ativamos glúteos, posteriores de coxa, músculos paravertebrais e outros para estabilizar o movimento. Na cadeira extensora, que é um exercício uniarticular, ativamos somente o quadríceps! Perceberam a diferença? Outro exemplo: Na puxada ativamos os músculos dorsais, deltóide posterior, flexores do cotovelo e até o abdômen é muito solicitado… por outro lado na rosca direta ativamos apenas os flexores do cotovelo!

3) Por que optar pelos multiarticulares?
- São exercícios muito mais funcionais, ou seja, se assemelham com os movimentos que executamos no dia a dia.
- Economia de tempo: sim, pois ao invés de fazer crucifixo pra peito + elevação lateral para ombros + tríceps polia para tríceps, eu posso fazer apenas um supino inclinado e treinar esses três músculos em apenas 1 exercício.
- Maior gasto energético na atividade e principalmente no descanso! Esse é o ponto chave para o emagrecimento. Quanto mais músculos eu ativar, mais músculos vou ter que recuperar, mais músculos vou hipertrofiar, e o custo energético para reparo tecidual, reposição de substratos energéticos e tentativa de anabolismo é bem elevado. Isso tudo gasta bastante energia, isso acelera o metabolismo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário