terça-feira, 14 de março de 2017

COMO MINIMIZAR O RISCO DE LESÃO NO JOELHO?

musculacaoclinica
No post anterior vimos que as mulheres tem um > risco de lesão no joelho, aqui serão apresentadas evidências mostrando que o treinamento de força (TF) (quando adequadamente realizado) é capaz de reduzir consideravelmente esse risco.
Um estudo (pubmed/10569353) comparou a taxa de lesão em jovens atletas que faziam ou não TF como complemento ao treino de sua modalidade esportiva. Estes autores reportaram uma taxa de lesão muito menor (4,8 vs 1,3) em quem fazia TF vs quem não fazia.
Sabemos que o TF (quando prescrito corretamente) favorecerá o equilíbrio muscular. A forças entre músculos agonistas e antagonistas de um determinado movimento devem ser proporcionais. No caso do joelho, os isquiostibiais devem ser fortes o suficiente para estabilizar e desacelerar o movimento de extensão realizado pelo quadríceps. Caso isso não aconteça, as estruturas ligamentares do joelho, como o LCA, serão sobrecarregadas (pubmed/24121082). Há várias formas de avaliar o equilíbrio de forças entre os músculos extensores e flexores do joelho, dentre elas (1) a razão de força entre flexores/extensores (F/E) convencional e (2) a razão F/E funcional. Isso também é conhecido como razão I/Q. (1) na razão F/E convencional avalia-se a força máxima dos isquiostibiais e do quadriceps. É sugerido que os isquiostibiais devem produzir pelo menos 60% da força produzida pelo quadriceps. (2) na razão I/Q funcional avalia-se a força excêntrica do isquiostibiais e a força concêntrica do quadriceps. É sugerido que a força excêntrica de isquiostibiais seja similar a força concêntrica do quadriceps.
Infelizmente essas avaliações ficam restritas a serem realizadas em dinamômetros isocinéticos, o que não é acessível ao grande público.
Felizmente, parece que o simples fato de realizar exercícios adicionais para os isquiostibiais já é suficiente para aumentar a força dos flexores do joelho e consequentemente equilibrar a produção de força entre os flexores e extensores do joelho.
No próximo, post será apresentada uma maneira simples e eficiente de melhorar o equilíbrio de força entre os F/E do joelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário