sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

TREINOS AERÓBIOSINTERVALADOS PARA REDUZIR GORDURA DE ABDOMEN E PERNA?

Paulo Gentil
Em um estudo recente, pesquisadores coreanos (Han et al., 2017) testaram os efeitos de 6 semanas de treinos de tiros, feitos 3 x semana, em homens jovens. O tre...ino foi bem simples mesmo. O pessoal testava o tempo necessário para correr 40m. Depois davam tiros com 110% desse tempo. Por exemplo, se você corre 40m em 6 segundos, nos tiros você tentará correr em 6,6 segundos, ou seja, um pouco mais devagar. Na primeira semana forma 6 tiros, depois foi aumentando um por semana até chegar a 11, sempre com 60 segundos de intervalo entre eles, que era feito caminhando de volta à linha de chegada. Bem simples, né? Dá para fazer em praticamente qualquer lugar e por praticamente todas os terráqueos, com exceção do Saci Pererê, Curupira... e mais alguns casos que o #teamdocontra sempre acha ;-).
Ao final, houve aumento de 9,8% na potência anaeróbia, de 11,1% da força do quadríceps e, o que interessa para muitos, redução de 13,8% na cutânea dobra do abdômen e de 11,5% no quadríceps. Pode se discutir se foi mesmo gordura, água, etc., mas pelo menos a camada de bacon se manteve mais fina por 6 semanas. E é interessante que reduções na espessura do tecido subcutâneo da perna e abdômen já foram notadas em estudos anteriores em pessoas que fizeram treinos intervalados. Portanto, apesar da discussão eterna sobre a perda de gordura localizada e das evidências de que fazer abdominal não reduz a camada de gordura na região, há bons estudos sugerindo que treinos intensos à base de corridas ajudam a diminuir as dobras cutâneas na região. Na dúvida, eu faria! Aliás, vou fazer depois dessa temporada na neve!
Bem, está aí mais uma forma simples de fazer HIIT que gerou resultados interessantes. Ah, mas eu estou fazendo HIIT e não estou vendo bons resultados? A resposta é simples: você não deve estar fazendo certo.
(Paulo Gentil)
Han S, Lee H, Kim H, Kim D, Choi C, Park J. A 6-week Sprint Interval Training Program Changes Anaerobic Power, Quadriceps Moment, and Subcutaneous Tissue Thickness. Int J Sports Med. 2017 Feb;38(2):105-110. doi: 10.1055/s-0042-111437. Epub 2016 Dec 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário