quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

VC USA MÉTODOS DE TREINAMENTO E NÃO VAI ATÉ A FALHA?

Talvez um dos maiores mitos da Musculação seja acreditar que apenas por estar utilizando um método de treinamento o programa será mais eficiente para hipertrofia. Angleri e cols. (2017) avaliaram três situações:
.
✔1- Treinamento tradicional (sem método).
✔2- Treinamento em Pirâmide.
✔3- Treinamento em Drop-set.
.
Todos os treinos foram conduzidos até a falha muscular concêntrica e o treinamento teve a duração de 12 semanas. Os resultados mostraram que todos os protocolos apresentaram resultados positivos e sem diferença entre eles, ou seja, o treinamento sem métodos foi tão eficiente quanto o que utilizou métodos.
.
Esse resultado já era esperado já que todas as situações foram conduzidas até a falha muscular. Mas daí vocês podem: "Rodolfo, mas e se o treino com métodos não for até a falha?" E a minha resposta será que ele não será efetivo conforme demonstrou o estudo de Giessing e cols. (2016) que comparou o treino tradicional realizado até a falha versus o treino utilizando o método rest-pause, mas sem conduzir até a falha (com repetições pré determinadas) e os resultados mostraram que o treino tradicional levado até a falha foi superior.
.
Resumindo: Treine até a falha muscular para melhores resultados em hipertrofia muscular. Se você utiliza um monte de métodos, mas não treina até a falha está apenas "enfeitando" o seu programa de exercícios.
.
Prof. Rodolfo Raiol

Nenhum comentário:

Postar um comentário