quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

DEVEMOS ALONGAR ANTES E DEPOIS DOS TREINOS?

Quando eu comecei a praticar musculação no final dos anos 90 (eita rsrs) alongar antes e depois de fazer musculação era praticamente lei, pois quem não alongasse antes poderia se lesionar e quem não alongasse depois ficaria com dores musculares após o treino.
.
Entretanto, essas afirmações do senso comum nunca foram confirmados pela ciência. Pope e cols. avaliaram mais de 1500 pessoas, sendo que uma parte delas alongou e a outra não alongou antes dos treinos. Os resultados mostraram que o alongamento não diminui o índice de lesões (mas também não aumentou). Já o estudo de Bonfim e cols. avaliou o alongamento após a musculação, ou seja, um grupo fazia musculação e alongava e outro grupo fazia musculação e não alongava. Os resultados mostraram que o grupo que fez alongamento teve dores musculares pós-treino do mesmo nível do que o grupo que não alongou. Resumindo: Para previnir lesões ou dores musculares, alongar antes e/ou depois do treino dá na mesma que não alongar.
.
Apesar prática de exercícios de alongamento ser importante para a saúde e o desempenho, ela não precisa ser realizada obrigatoriamente antes ou depois da musculação. Na verdade, os efeitos do alongamento serão sentidos a longo prazo (de maneira crônica) e não após uma sessão (de maneira aguda). Portanto, procurem realizar seus alongamentos em horários diferentes dos treinos ou façam o alongamento em musculaturas diferentes das que vocês utilizaram ou utilizarão no treino do dia (se treinou membros inferiores alongue membros superiores, por exemplo). Assim, seus ganhos em flexibilidade serão melhores e não haverá interferência no treino de musculação.
.
Prof. Rodolfo Raiol
#aquiéciência
.
📖Referências:
Pubmed/10694106
Lilacs/lil-562972

Nenhum comentário:

Postar um comentário