sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

TRATAMENTOS ESTÉTICOS E A LÍPÓLISE

lucianolobofit
O mercado de estética usa constantemente o termo "lipólise" no nome de tratamentos (ex: criolipólise, eletrolipólise) e na explicativa do processo de queima de gordura dos seus procedimentos. Só que existe uma inconsistência teórica nisso, pois na fisiologia, a lipólise e a queima de gordura são dois processos diferentes que acontecem em locais distintos, e apesar de estarem intimamente relacionados, nem sempre uma maior disponibilidade de ácidos graxos na corrente sanguínea significa que essa gordura será oxidada. Isso porque, a lipólise corresponde a quebra da gordura nos adipócitos, mas é a beta-oxidação lipídica que representa, de fato, a queima. Dessa forma, mesmo assumindo que esses procedimentos causassem a lipólise, de nada adiantaria, pois as moléculas de ácidos graxos livres seriam reesterificadas aos adipócitos novamente por não encontrarem uma demanda energética. Afinal, você está parado em cima de uma maca.

Outro ponto, é que fica difícil associar os resultados a intervenção dos tratamentos, uma vez que só há resultado caso faça dieta + exercício. Voltamos ao mesmo caso da pílula que mata a sede, basta tomá-la com um copo d'água.
Muito cuidado, a maioria dos suplementos e tratamentos fazem associações duvidosas. Não existe perda de gordura fácil sem a dedicação e a disciplina de seguir um plano alimentar e um programa de exercício físico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário