segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

GESTANTES


fabricioboscolo
Com frequência ouço que mulheres gestantes podem, e devem, fazer atividades físicas. Especialmente aquelas que já tem o hábito de realizar. Uma indicação clara é: “Não invente moda”. Ok, isto é difícil nos dias de hoje, com tanta invencionice. Mas:

Fazer exercícios físicos faz bem para a mamãe e para o bebê!

Uma evidência recente desta afirmação decorre de estudo publicado no 1º número de 2016 da MSSE. Nele, um grupo de pesquisadores dos EUA e da Grécia analisaram a composição de células tronco do cordão umbilical de mais de 370 mulheres. Para as análises, as amostras foram colhidas no momento do parto. Também foi recordado no nível de atividade física, em três períodos distintos: 1) Pré-Gestação, 2) Durante o 1º trimestre gestacional, 3) Durante o 2º trimestre gestacional. A atividade física foi organizada em três categorias: VIGOROSA, MODERADA e LEVE.

A realização de atividades LEVES pré-gestação não foi associada a nenhuma modificação na população de células tronco progenitoras. Por outro lado, atividade física VIGOROSA foi associada a maior quantidade de células EPC – células endoteliais progenitoras, que proporcionam aumento da função endotelial e, por consequência, podem melhorar a aptidão cardiovascular.

Portanto, (futuras) mamães, fazer exercícios físicos durante a gestação pode ser benéfico para você e para o neném, mas fazer exercícios físicos ANTES da gestação pode ser muito bom para o neném que ainda está por vir ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário