sábado, 16 de janeiro de 2016

O INCRIVEL ACIDO FOSFATIDICO

Está cada dia mais difícil não ser feito de trouxa! Não bastassem os inúmeros suplementos, ainda tem as evidências científicas criadas para fortalecer as propag...andas! A quantidade de “ciência suja” é tão grande que fica difícil, mesmo para alguém informado, não cair em falsas promessas!
.
Tenho visto várias publicações sobre ácido fosfadítico, atribuindo-o adjetivos como “fabuloso”, “maravilhoso”... Tudo começou em 2001 quando pesquisadores da Universidade de Illinois revelaram que esse ácido está envolvido na sinalização do mTOR (Fang et al., 2001). Em seguida, uns espertos criaram um suplemento e, para completar, também criaram estudos para defende-lo!
.
A primeira falha é a distância entre algo ter função biológica e haver necessidade de suplementação. Apesar de o ácido fosfatídico ser importante, não há comprovações que suas quantidades sejam limitantes, assim como não se sabe se a suplementação aumenta suas quantidades intracelulares, até porque os estudos sobre sua ação foram feitos em células isoladas!
.
No primeiro estudo a defender o suplemento não houve diferenças nos ganhos de força e massa muscular entre homens treinados que recebia placebo ou ácido fosfatídico (Hoffman et al., 2012), o que era o esperado! Inesperada mesma é a conclusão do artigo de que a suplementação “muito provavelmente” é benéfica para o praticante de musculação! Como assim? Simples, dois dos autores são associados ao suplemento. Inclusive os dois aparecem novamente em estudo que mostrou mais ganhos de força e massa muscular para quem tomou o suplemento (Joy et al., 2014). O legal desse estudo é que houve um incrível aumento de 20% no tamanho do reto femoral em pessoas treinadas e em apenas dois meses!! Posso parecer chato, mas isso não me cheira bem!
.
Não estou dizendo que todos os autores dos estudos sejam mau caráter. Alguns podem ter apenas se engando. Mas estou dizendo (ah, isso estou dizendo!) é que não há nada de maravilhoso nesse suplemento, a menos para quem vende ou acredita em Papai Noel!

(Paulo Gentil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário