domingo, 31 de janeiro de 2016

EXERCÍCIOS ISOLADOS


Paulo Gentil
22 h
Em uma publicação anterior, mostrei que a ativação muscular nos exercícios isolados é igual, ou menor, do que nos multiarticulares. No entanto, é questionável a...té que ponto a ativação permite prever alterações fisiológicas. Existem estudos mostrando que não há relação entre ativação e incidência de microlesões e nem com hipertrofia; mas também há os que dizem o contrário! E aí? E aí que a qualificação do exercício é uma tarefa complexa que envolve, além da ativação, aspectos biomecânicos e fisiológicos. Mas, se quisermos ter respostas reais, o ideal é colocar pessoas para treinar e mensurarmos seus resultados.
E foi isso que fizemos! Dividimos homens destreinados em 2 grupos: um fez rosca direta e outro fez puxada pronada (sem comandos para enfatizar o bíceps). Ambos treinavam com 3x8-12RM, 2 vezes por semana durante 10 semanas. Ao final, a espessura dos flexores de cotovelo, medida por ultrassom, aumentou 5,8% no grupo que fez rosca direta e 6,1% para puxada. Já os ganhos de força foram 11,87% para rosca direta e 10,4% para puxada. Sem diferença significativa entre os grupos. Isso não significa que exercícios isolados não servem para NADA, até porque o grupo que o fez teve resultados significativos; significa apenas que a rosca direta não fez nada a mais pelos flexores de cotovelo que a puxada.
Isso também não quer dizer que alguém que faça rosca direta seja um maldito burro miserável e, por isso, meu inimigo! Pessoal, eu tenho amigos e familiares que fazem coisas piores como torcer pelo Flamengo, ver novela, ser sedentário, fumar e, pasmem, tenho até amigos que não bebem cerveja! Fazer rosca direta é o de menos! Burrice mesmo (além de não entender a ironia) não é fazer escolhas que o outro não concorda, burrice é negar as evidências científicas e combater opiniões fundamentadas com ódio e ofensas pessoais (é sério que tem gente que me odeia só porque minhas opiniões divergem de suas crenças?)! Aliás, isso não é apenas burrice, isso é falta de maturidade e de caráter.
Enfim, para quem tem argumentos CIENTÍFICOS de que um exercício isolado faria algo a MAIS pelo músculo que um multiarticular, eu adoraria ouvir, pois assim eu aprenderia mais. Mas se quiser me xingar, dizer que teoria não se aplica na prática, que vai fazer porque todo mundo sempre faz ou afirmar que estou ofendendo quem faz isolados... aí... bem, aí... ah, vá ser burro em outro canto!
PS: (o artigo integral está no meu perfil do Reaseach Gate https://www.researchgate.net/profile/Paulo_Gentil)
PS2: o link para o texto sobre ativação e sentimentos em exercícios isolados: https://www.facebook.com/drpaulogentil/photos/a.585267118159160.1073741828.585178871501318/1118197791532754/?type=3&theater
(Paulo Gentil)
Gentil P, Soares S & Bottaro M. (2015). Single vs. Multi-Joint Resistance Exercises: Effects on Muscle Strength and Hypertrophy. Asian J Sports Med 6, e24057.

Nenhum comentário:

Postar um comentário