domingo, 31 de janeiro de 2016

EXERCÍCIOS EM IDOSOS

Você também já notou que os idosos na maioria das academias parecem estar em um comercial de TV, no qual cada idoso sorridente levanta o seu pesinho de 1kg e fica mais feliz e saudável?

Pois é, está aí mais um tabu a ser quebrado! Muita gente ainda acredita, inclusive alguns profissionais, que para idosos, qualquer coisa serve para melhorar qualidade de vida, desde que seja de baixa intensidade, é claro! Qualquer atividade é melhor que nada!
Você também acredita nisso?

Em 2004, Carvalho e colaboradores publicaram um trabalho em que submeteram 25 idosos à um programa de "ginástica de manutenção" durante seis meses. O programa proposto pelos pesquisadores era muito similiar aos tradicionalmente aplicados em academias. O treinamento consistia de 10 min de aquecimento + 15 min de treinamento de força para membros inferiores  com o peso corporal e 1 a 3 kg mais bandas elásticas para os membros superiores. Ao final do trabalho de força ainda era oferecido exercícios de coordenação e equilíbrio, além de jogos lúdicos. Ao final dos seis meses de pesquisa os idosos avaliados por Carvalho e colaboradores não apresentaram alterações significativas em força para os flexores e extensores do joelho.
Galera, idade não é uma restrição!!! Pessoas acima de 60 anos DEVEM praticar treino de força INTENSO!! Para os que ainda têm medo, sugerimos a leitura do artigo “Age does not affect exercise intensity progression among women.”, publicado no Journal of Strength and Conditioning Research em 2010. Sugerimos também a leitura de trabalhos da Professora Maria Fiatarone, publicados lá na década de 90, e que já mostravam a superioridade de treinos de alta intensidade comparados a com baixa intensidade para idosos.

Bons treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário