sábado, 1 de outubro de 2016

CREATINA

Paulo Gentil

A creatina é, na minha opinião, um dos poucos (senão o único) suplemento que realmente tem efeitos positivos e que pode te dar algo a mais do que a alimentação,... até porque seria muito difícil obter doses equivalentes ao suplemento pela comida. Para nosso orgulho, alguns pesquisadores brasileiros, como Bruno Gualano, Guilherme Artioli e Lancha Júnior se destacam nessa área. Mais ainda, insights inovadores sobre a creatina também foram feitos por outro pesquisador brasileiro, o Tácito Pessoa de Souza Júnior.
As evidências mostradas pelo Tácito sugerem que a creatina pode diminuir o estresse oxidativo por vias diretas ou indiretas (Souza-Júnior & Pereira, 2005). Em um estudo do grupo do Tácito, atletas que receberam uma semana de suplementação de creatina aumentaram a potência máxima (teste de Wingate) e ainda melhora do perfil antioxidante (Barros et a. 2012). Em outro, eles colocaram jovens para praticar musculação e verificaram que a suplementação de creatina reduziu a quimioluminiscência urinária o que, segundo os autores, sugere maior efeito antioxidante (Souza-Júnior et al., 2005). Legal, né? Uma possível aplicação prática disso seria usar creatina antes de atividades físicas intensas que envolveriam elevado estresse oxidativo para prevenir danos exagerados às células, como o caso das corridas de longa duração ou até mesmo os treinos metabólicos de musculação.
Mas atenção! Não estou sugerindo que creatina seja o melhor antioxidante do Mundo ou nem mesmo que antioxidantes devem ser obrigatoriamente ingeridos, até porque já mostrei estudos em que seu exagero por atrapalhar as adaptações ao treinamento, mas as perspectivas podem ser interessante para os casos em que citei acima. E é bom trazer dados como esses, pois partiram de ideias de um ótimo pesquisador brasileiros e também para não dizerem que eu só quebro as esperanças alheias. Na dúvida leia os estudos do Tácito e, principalmente, converse com seu Nutricionista.
Tácito e Gualano participarão dos congresso internacionais que ocorrerão em São Paulo (19/11 - vejam com a Cefisa Fisio) e Curitiba (20/11 – www.LFCeventos.com.br)! Não percam!!
(Paulo Gentil)
Barros MP, Ganini D, Lorenço-Lima L, Soares CO, Pereira B, Bechara EJ, Silveira LR, Curi R, Souza-Junior TP. Effects of acute creatine supplementation on iron homeostasis and uric acid-based antioxidant capacity of plasma after wingate test. J Int Soc Sports Nutr. 9:25, 2012. doi: 10.1186/1550-2783-9-25.
Souza-Júnior TP; Dubas JP; Pereira B; Oliveira PR. Efeitos da suplementação com CRH2O sobre a quimioluminescência urinária em universitários submetidos a 8 semanas de treinamento de força. Conexões 3(2):170-180, 2005.
Souza-Júnior TP; Pereira B. Creatina: auxílio ergogênico com potencial antioxidante? Rev Nutr, 21(3):349-353, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário