quinta-feira, 20 de outubro de 2016

TREINO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE, FAZ MAGICA?

Paulo Gentil

Já está batido me ver falando que treinamento intervalado de alta intensidade é uma ótima forma de exercício, pois pode te ajudar a conquistar benefícios de saú...de, melhora de performance, na capacidade física, na composição corporal, etc. Eu faço isso porque a evidência acumulada confirma o HIIT como um método eficiente, especialmente em relação ao tempo demandando. Mas precisamos entender que HIIT é um método de treino, e não partido político ou tendência religiosa. Por isso vejo com reserva a postura fanática dos que se lançam em posts inflamados nas redes sociais para questionar a validade do método.
Vocês sabem bem que sou um dos maiores defensores do HIIT mas, ao mesmo tempo, em que sou um dos maiores críticos com relação ao seu uso inadequado. Por isso falo abertamente que programas estilo Q48 são uma violência às evidências científicas e recheado de promessas absurdas, como a perda de grandes quantidades de gordura por meio de exercícios caslitênicos com péssimo controle de intensidade e NENHUM controle sobre as respostas fisiológicas. Mas não se resume aos produtos mequetrefes, ele também está no meio científico, refletindo-se na reprodução inadequada de muitos protocolos em contextos para os quais eles não seriam indicados.
O meu grupo de Pesquisas na Universidade Federal de Goiás (representados pelo Ricardo Viana e João Pedro Araújo Naves) juntamente com um grupo do professor Fabrício Boscolo Del Vecchio (encabeçado por ele próprio e pelo Prof. Victor Coswigig) emprega sistematicamente o HIIT e, juntando teoria e prática, percebemos várias incongruências nos estudos... várias mesmo! Como seria muito longo discutir aqui, convido que leiam dois artigos que publicamos esse ano em periódicos importantes (Medicine and Science in Sports and Exercise e Frontiers in Physiology). Ambos estão citados ao final do texto junto com os links para leitura dos textos completos, mas vocês também podem pedir e interagir com os autores citados acima.
E assim respondo sem paixões a questão “HIIT é mesmo bom?” com um grande “SIM, desde que você saiba como usa-lo!”. Se você quiser ser beneficiar do método, procure um profissional que o estuda, e tenha cuidado com os aventureiros e com os teimosos, pois com esses você terá problema tanto com o abuso quanto com a negação do método.
(Paulo Gentil)
Gentil P, Naves JP, Viana RB, Coswig V, Dos Santos Vaz M, Bartel C, Del Vecchio FB. Revisiting Tabata's Protocol: Does It Even Exist? Med Sci Sports Exerc. 2016 Oct;48(10):2070-1.
https://www.researchgate.net/…/308692096_Revisiting_Tabata%…
Coswig VS, Gentil P, Naves JPA, Viana RB, Bartel C, Del Vecchio FB. Commentary on: The Effects of High Intensity Interval Training vs Steady State Training on Aerobic and Anaerobic Capacity. Front Physiol, 2016. 10.3389/fphys.2.
http://journal.frontiersin.org/…/10.3…/fphys.2016.00495/full

Nenhum comentário:

Postar um comentário