sábado, 1 de outubro de 2016

ABDOMINAIS VS EMAGRECIMENTO?

Certo dia um aluno me perguntou se mesmo ciente que NÃO EXISTE PERDA DE GORDURA LOCALIZADA, os exercícios abdominais contribuíssem de alguma forma para o emagrecimento. De forma sucinta, ele quis perguntar: Estes exercícios promovem algum impacto no emagrecimento?

Kordi e colaboradores (2015) dividiram 40 mulheres com obesidade e sobrepeso em dois grupos: Um grupo fez o controle dietético e o outro grupo dieta + exercícios para abdômen. Curiosidade, dentre os 4 exercícios estava o Abdominal Vacum (Stomach Vacuum), aquela técnica onde inspira-se e retrai totalmente a parede abdominal que dizem por aí que "afina a cintura". Foi avaliado a circunferência da cintura e quadril, dobras cutâneas e espessura da gordura abdominal por ULTRASSONAGRAFIA. Após 12 semanas de intervenção OS DOIS GRUPOS tiveram redução em todas as medidas avaliadas, no entanto, NÃO HOUVE DIFERENÇA SIGNIFICATIVA ENTRE OS DOIS GRUPOS.
CONCLUSÃO: Fazer exercícios abdominais não promove resultados adicionais para o emagrecimento.

Pessoal, é simples: Exercícios isolados produzem pouca repercussão e respostas hormonais ao nosso metabolismo pois é um estímulo muito restrito. Eu não entendo, por exemplo, quando vejo pessoas com sobrepeso querendo emagrecer se acabando fazendo exercícios isolados de bíceps, tríceps, antebraço, trapézio etc. Perda de tempo, pelo menos nessa fase do treinamento.
⠀⠀
Quer um dica? Treine intenso com exercícios multiarticulares, pois a magnitude do stress que envolve a participação de muitos grupos musculares, possui grande impacto no nosso metabolismo consequentemente criando um perfil metabólico faravórel ao emagrecimento. E lembre-se: Abdomên se constrói na dieta. Procure um nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário