quinta-feira, 20 de outubro de 2016

HIPERTROFIA É SÓ ESTETICA?

prof.pedroartur
Representando até 40% da massa corporal de um indivíduo, a condição do músculo esquelético tem um impacto profundo sobre nossa saúde sistêmica, visto que há uma clara associação entre um baixo suporte muscular, característico de um comportamento sedentário e negligente, e a incidência de várias doenças debilitantes, incluindo: diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, doenças neurodegenerativas (ex. Alzheimer e Parkinson), transtornos do humor (ex. depressão) e até mesmo câncer.
.
Isto é, além de melhoras no sistema neuro-muscular, a pratica de exercícios resistidos influenciam diretamente na integridade metabólica de outros tecidos e órgãos.
.
Isso é possível devido uma comunicação existente entre eles, que é regulada através do contato direto célula-célula ou pela transferência de substâncias liberadas e encaminhadas para seu alvo. Nas duas últimas décadas, foi proposto um terceiro mecanismo de comunicação que envolve transferência de vesículas (Exossomos ou Microvesículas).
.
Portanto, praticar exercícios resistidos com intuito de potencializar a estrutura e função dos músculos vai muito além de estética. Infelizmente, muita gente ainda deixa de se beneficiar com prática da musculação, por má informação profissional. E mais, ainda são orientados a praticarem modalidades de treinamento que comprometem, em longo prazo, a integridade do tecido muscular, como os treinos de corrida com grande volume diário e semanal.
.
Ampliar o tecido muscular muscular é essencial para a saúde geral e longevidade de todos os indivíduos!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário