quinta-feira, 27 de outubro de 2016

HIIT, RECUPERAÇÃO ATIVA OU PASSIVA

fabricioboscolo
Quanto ao #HIIT inclusive #Tabata, uma das perguntas que mais aparece para mim diz respeito ao tipo de recuperação durante os esforços. De modo geral a pergunta é: devo fazer a recuperação ATIVA ou PASSIVA entre os esforços? Vamos ver o que a literatura tem identificado:

1) Entre dois sprints de 40s máximos na bike, foram testados 3 modos de recuperação: PASSIVA, ATIVA com mesmo segmento corporal e ATIVA com membros superiores a 50% do consumo máximo de oxigênio do limiar anaeróbio (para leigos = atividade leve). Observou-se que não houve diferença na produção de potência entre os sprints, mas ocorreu maior trabalho consumo de oxigênio no 2º sprint quando a recuperação foi ativa. A frequência cardíaca tb ficou mais alta com a recuperação ativa, principalmente quando foram empregados os membros inferiores (JSS 27: 11, 1145-51, 2009 ). 2) Ao se comparar recuperação ativa com pedal (20%VO2max) ou alongamento versus recuperação passiva, observou-se que recuperação ativa aumenta a contribuição do metabolismo aeróbio no fornecimento de energia em um treino composto por 4 séries de pedal a 110%pMAX até a exaustão (aprox. 2min), com recuperações de 5min entre elas. Constatou-se que a recuperação ativa proporcionou maior contribuição aeróbia na execução dos sprints, e maior capacidade de produzir trabalho – quanto a mais? 3 a 4% (Can J Appl Physiol 29(3):227-44, 2004). 3) Mas estas são respostas agudas. E do ponto de vista crônico? Ao compararem o protocolo de 30s@100-110%vVO2max seguido de recuperação ativa a 50%vVO2max ou com recuperação passiva, após 7 semanas de treino, ambos os grupos aumentaram de modo semelhante a vVO2max, embora apenas o grupo com recuperação ativa tenha aumentado o VO2max - de 59 para 63 ml/kg/min (Eur J Appl Physiol; 113(6):1373-83, 2013). Parece que recuperação ativa tende a ser melhor que ativa para manter FC e consumo de O2 mais altos, além de ajudar a remover mais lactato. Você só precisa saber quando isto é útil e quando não é.

Apenas cuidado: Se você estiver treinando na ESTEIRA, dentro de uma academia, não ouse usar DUAS esteiras – uma para o período de esforço e outra para o período de recuperação! Isso pode dar ruim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário