quinta-feira, 19 de novembro de 2015

MUSCULAÇÃO INGRATA?


Um velocista que cessa seu treinamento terá perda de rendimento, assim como um jogador de futebol necessita da pré-temporada para retornar ao seu nível ideal condicionamento físico depois das férias. O que difere a musculação de outros esportes é que os resultados são carregados no corpo em forma de músculos.

Podemos justificar essa perda pelo Princípio da Continuidade. Uma vez nosso sistema adaptado aos estímulos impostos pelo treinamento de força, é necessário que se forneça continuamente estímulos que justifiquem a manutenção dessas adaptações, caso contrário, um processo reverso de readaptação ocorrerá em virtude do destreino.

Poucos sabem, mas essa atrofia muscular não acontece de forma tão rápida quanto se pensa, e boa parte dessa perda está relacionada aos distúrbios alimentares adquiridos pela desmotivação da inatividade física.

A perda de força nas primeiras semanas de destreino é causada pelos mecanismos neurais, que é basicamente a interação do sistema nervoso com o muscular, por isso a razão das "tremedeiras" durante as contrações.

MEMÓRIA MUSCULAR

À hipertrofia se dá pelo aumento do tamanho e conteúdo da fibra muscular com a necessidade da formação de novos mionúcleos. É como se cada núcleo fosse responsável por uma área, e o aumento dessa área(secção transversa) necessita de formação de novos mionúcleos para manutenção das funções celulares. Se pensava que a perda de massa muscular estava ligada a diminuição dos mionúcleos ou a morte das células, porém cientistas norueguêses verificaram que a massa muscular é reduzida por alterações no volume da fibra muscular mas a quantidade de mionúcleos permanecem praticamente inalteradas mesmo após um longo período de desuso.

CONCLUSÃO

Apesar da diminuição do volume da fibra muscular proveniente do destreino, a quantidade de mionúcleos se mantém, estes favorecem a síntese de proteínas o que repercute diretamente na recuperação da massa muscular, uma vez que todo processo de formação de novos mionúcleos são dispensados.
⠀⠀
Portanto você que já está há algum tempo parado não desanime, volte já aos treinos e desfrute da memória muscular para retornar a sua forma física!

(LUCIANO LOBO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário