sexta-feira, 27 de novembro de 2015

CORRIDA, DICAS PARA PRESERVAR OS JOELHOS

A corrida é uma das atividades mais praticadas do Mundo, por ser simples e acessível. Algumas pessoas preferem as corridas longas, pelo desafio ou para “desestressar”; outras a usam em seus treinos de HIIT, para emagrecer ou aumentar sua aptidão física. No entanto, independente da motivação, as dores e lesões costumam aparecer em alguns praticantes e, para evita-las, é importante saber a melhor fo...rma de correr. Nesse sentido, as técnicas de passada merecem destaque. Como já mostrei em posts anteriores, evidências mostram que aterrissar com a parte anterior do pé diminui o impacto na coluna e possibilita desenvolver mais velocidade. Entretanto, os efeitos dessa variação nos joelhos ainda não estavam muito claros.

Digo estavam, pois um estudo recente de John Wilson nos ajuda a ter algumas informações. Nele, os participantes foram testados em seis situações, que combinaram dois tipos de pisadas (frontal ou calcanhar) e três comprimentos de passadas (normal, +10% ou -10%). Interessantemente, os resultados que a pisada com o ponta dos pés diminuía em ~10% as tensões patelofemorais. Além disso, encurtar as passadas também levava à uma diminuição de ~10% nesses fatores!! De acordo com os autores, isso ocorre porque a aterrissagem na ponta dos pés aumenta da ativação dos gastrocnêmios, que ajuda a estabilizar os joelhos. Já os efeitos da diminuição da passada parecem ser devidos à menor flexão de joelho e melhor ação dos vastos. Legal, né? Mas antes de mudar sua técnica, consulte seu professor, pois é preciso uma adaptação, especialmente do tendão calcâneo e músculos da panturrilha.

Enfim, vejo tênis caríssimos prometendo milagres e que levam muitos a adotarem uma passada inadequada! Em vez de compra-los, invista em um bom treinador, para que sua técnica de corrida seja adaptada às suas características. De qualquer forma, peço que não exagerem na dose, pois, independente da técnica, algo muito bem verificado é que a incidência de lesões na corrida aumenta junto com a quilometragem semanal.

(Paulo Gentil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário