quinta-feira, 19 de novembro de 2015

TREINO CONCORRENTE

O que ocorre no metabolismo muscular quando associamos duas modalidades de treinamento sem controlar a relação intensidade-volume?
Com o prolongamento do exercício físico, há um excessivo aumento da concentração de AMP proveniente do ATP usado para gerar energia durante a contração muscular (ATP➡️ADP➡️AMP).
O aumento dessa molécula, ativa uma proteína chamada AMPK (adenosina monofosfato quinase) que acaba inativando outra proteína chamada mTOR, ligada a síntese de proteínas de várias formas.
Tio Pedrinho, porque isso acontece?
Simples, para controlar o gasto energético da célula muscular! A pouca ressíntese de moléculas energéticas (AMP➡️ATP), por conta do exercício longo, deixa a célula muscular em estado de alerta ao ponto de pausar sua função que mais gasta energia: sintetizar proteínas (anabolizar!).
Vejam só, em uma meta-analise de 21 estudos conduzida por Jacob Wilson e publicada em 2012 no Journal of Strength and Conditioning Research, que teve a participação de grandes nomes como Matthew Rhea e Jeremy Loenneke, comparou os efeitos do Treino Concorrente (Aeróbio + Musculação), Treino de Força e do Treino de Endurance sobre a hipertrofia muscular, força e potência.
O estudo concluiu que adicionar exercícios aeróbios à sessões de treino de musculação (Treino Concorrente) reduz em mais de 30% a hipertrofia muscular quando comparado ao Treino de Resistido sem a prática de aeróbio.
O mesmo estudo correlacionou também a duração, frequência e modalidade de exercício aeróbio à prejuízos sobre a hipertrofia, força e potencia. Mostraram que sessões com mais de 30 minutos e com frequência superior a 3 sessão/semana influenciam de forma negativa essas adaptações, com os piores resultados para as corridas em relação ao aeróbio feito na bicicleta.
Dessa forma, tanto o aeróbio na mesma sessão de treino de musculação, quanto a duração, frequência e modalidade de exercícios aeróbios podem prejudicar amplamente a hipertrofia, força e potência muscular.
#Dica: treinando associado ou não, prefira modalidades curtas e com intensidade alta!

(PEDRO ARTUR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário