sexta-feira, 27 de novembro de 2015

FRANGO COM BATATA DOCE OU FRANGO COM BROCOLIS?


Você se consultou com um #nutricionista ou, pior, com um “coach" e ele passou uma dieta assim? Ah, e depois prescreveu um monte de suplementos como #whey, #waxy maize, #termogênicos e #polivitamínicos??
Você não foi o único! Possivelmente, está sendo vítima da famosa dieta CTRL C + CTRL V, em que a base é #frango com #batata doce para crescer e frango/clara de ovos + brócolis/aspargus para secar! Uma originalidade impressionante! .

A preferência pelo peito de frango e claras de ovos talvez possa ser explicada por serem as proteínas animais com o menor teor de #gorduras. E a batata doce por ser uma boa fonte de #carboidratos que, supostamente, tem um baixo índice glicêmico (IG). .

Diversas outras fontes de carboidratos também possuem baixo IG. A batata doce cozida tem IG de 44. Vejam outras fontes: mandioca (40), arroz integral (48), pão de forma integral (42), macarrão cozido (43), aveia em flocos (39), farelo de aveia (28), banana prata (27), grão de bico (24). .

E por que a ingestão de fontes protéicas sem nada de #gordura? Não existe fundamentação nenhuma para essa prática. Não significa que, se ingerirmos pouca gordura, necessariamente, vamos acumular menos no nosso corpo. Nossa dieta deve ser composta por, aproximadamente, 25-30% de gorduras. Importantes vitaminas (A, D, E, K) são absorvidas apenas na presença de lipídios e a produção de #testosterona é feita a partir do colesterol. A isenção de gorduras na alimentação pode prejudicar a saúde e o ganho de massa muscular. Comer a clara e jogar a gema fora é sacanagem, pois nela estão contidas grandes quantidades de carotenóides, vitaminas e colina (responsável pela cognição). .

Uma #dieta monótona, inevitavelmente, fará com que tenhamos carências de nutrientes, especialmente vitaminas e minerais, o que certamente poderá comprometer a saúde e prejudicar a performance. O segredo está no equilíbrio! Variar o consumo de frutas, vegetais, oleaginosas, cereais e proteínas é fundamental, precisando os nutrientes serem, apenas, dosados de forma individualizada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário